A Polícia Federal solicitou a abertura de um inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o deputado federal Nikolas Ferreira. A investigação seria por um suposto crime de injúria contra o presidente Lula (PT).

Em novembro de 2023, Nikolas discursou na Cúpula Transatlântica, evento da ONU. Durante sua fala, o deputado chamou Lula de ladrão, afirmando que ele deveria estar preso. No mesmo mês, o presidente encaminhou o link do discurso ao Ministério da Justiça, solicitando a investigação.

Em seguida, o pedido foi levado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em janeiro de 2024. Nesta quarta-feira (7), o delegado Fábio Fajngold enviou o pedido de abertura de inquérito ao STF. Segundo a PF, Nikolas não teria imunidade parlamentar.

O delegado Fajngold solicitou um prazo de 60 dias para a investigação. De acordo com a PF, a diligência inicial será colher o depoimento de Nikolas. A petição será analisada pelo ministro do STF Luiz Fux.

Confira o vídeo do momento em que Nikolas Ferreira chama Lula de “ladrão” em seu discurso:

Nikolas Ferreira discursou na Cúpula Transatlântica da ONU em novembro de 2023. (Vídeo: Reprodução/United Nations)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.