Curitiba - O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), fez um balanço nesta quarta-feira (17) sobre o primeiro ano de mandato na gestão. O político destacou a manutenção do desenvolvimento da capital paranaense e reforçou o ritmo acelerado na entrega de obras na cidade. Pimentel avaliou como “muito bom” o primeiro ano, com ênfase no diálogo com a população.

Eduardo Pimentel durante entrevista ao Grupo Ric
Eduardo Pimentel esteve na sede do Grupo Ric para comentar balanço do primeiro ano de gestão (Foto: Taís Teixeira/ Ric)

“Estou muito feliz, uma boa avaliação. Bastante entregas já no primeiro ano, 25% do mandato já foi. O ano passa rápido, o ano que vem promete com Copa do Mundo, eleições e feriados. Eu tinha a missão de manter Curitiba avançando e conseguimos não só avançar, como acelerar o ritmo de entregas de obras públicas, de espaços urbanos, parques, praças, a Rua da Cidadania da CIC, a Fazenda Urbana, grandes obras na cidade”, comentou Pimentel.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News Curitiba, Pimentel ainda pontuou que em 2026 estão previstas mais obras na capital, como a entrega de novas creches e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além disso, duas trincheiras entre o Capão Raso e o Xaxim devem melhorar o fluxo com a transposição na Linha Verde. Outro desafio para 2026 é aliviar o fluxo na região do Jardim Botânico,

Concessão do transporte coletivo e reajuste no IPTU

O prefeito de Curitiba também projetou para 2026 o início da melhora do transporte coletivo com a aprovação da concessão. O edital está em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e deve ser liberado até o início de janeiro. 

Entre as melhorias previstas com a nova concessão, Pimentel destaca: “a renovação da frota dentro do período, eletrificação da frota, descarbonização da frota, controlar e punir, se for necessário, as empresas dentro de novos parâmetros como pontualidade, qualidade dos ônibus, limpeza, mas principalmente também a tarifa justa e a integração temporal permanente na cidade. Você vai poder fazer a integração no transporte coletivo em qualquer ponto de ônibus, terminal ou estação tubo. Vai ser um avanço muito grande, o maior nas últimas décadas”.

Já em relação ao aumento anunciado no IPTU, Pimentel destacou que o reajuste é reflexo de uma lei aprovada há quatro anos. “A planta do IPTU não teve nenhum aumento, o que aumentou foi a inflação. Não estou propondo nenhum aumento no IPTU nesta lei que foi aprovada, o que vem é uma lei aprovada há quatro anos”, comentou.

Assista à entrevista completa com Eduardo Pimentel na rádio Jovem Pan News Curitiba:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.