A Polícia Federal (PF) iniciou investigação contra a disseminação de notícias falsas contra programas sociais, como o Bolsa Família. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), nesta quinta-feira (29), durante entrevista no programa Bom Dia, Ministro, que contou com participação do portal Ric.

Wellington Dias, ministro do esenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Dias disse que a Polícia Federal está investigando fake news contra programas sociais
Wellington Dias ainda apontou preconceito como causa das fake news contra o Bolsa Família. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom;Agência Brasil)

“Doa a quem doer, nós vamos encontrar quem está fazendo esse desserviço. Quem espalha mentira, que causa risco, prejuízo às pessoas, comete um crime e é assim que nós vamos combater”, explicou o ministro.

Nas últimas semanas, uma informação falsa ganhou notoriedade nas redes sociais, a qual apontava a proibição do saque em dinheiro pelos beneficiários do Bolsa Família.

Outra informação falsa que foi disseminada nas últimas semanas foi a de que usuários do Bolsa Família que não tivessem filhos perderiam o benefício.

“Imagine o governo estimulando ter filho. É uma loucura. Isso vem com um preconceito, porque a taxa de natalidade vem caindo no Brasil, as pessoas cada vez com maior responsabilidade em relação ao planejamento da família”, finalizou Dias.

Ministro pede que população comunique irregularidades de distribuidoras do ‘Gás do Povo’

Caminhão com diversos botijões de gás na traseira
Programa chegou a todas as capitais do Brasil na última segunda (26). (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Wellington Dias também reforçou a importância da fiscalização da população contra irregularidades das distribuídoras participantes do programa ‘Gás do Povo’.

O ministro reforçou que as distribuidoras já são remuneradas pelo Governo Federal para oferecer o serviço à população e que não podem alterar o preço tabelado ou realizar cobranças indevidas.

“Sem denúncia, não temos o que fazer. O número 121 é para onde você tem de ligar em situações como esta. Isso nos ajuda a alcançar os criminosos”, finalizou Dias.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.