Dois políticos do Paraná anunciaram que devem participar da caminhada pró-anistia organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que desde a última segunda-feira (19) percorre um trajeto de 200 quilômetros entre Paracatu (MG) e Brasília. São eles o deputado federal Filipe Barros (PL) e os vereadores de Curitiba Guilherme Kilter (PL) e Indiara Barbosa (Novo).

caminhada Nikolas Ferreira
Manifestação conservadora reúne apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), entre políticos e simpatizantes ao ex-presidente. (Foto: Reprodução/Instagram)

“Decidi participar da caminhada pela liberdade proposta pelo meu amigo Nicolas porque eu tenho a convicção que existem alguns momentos que ficar parado custa mais caro do que se a gente caminhasse. Muita gente tem perguntado aí nas redes sociais se isso vai dar resultado, se não vai. Eu confesso pra vocês que eu não sei. Mas tem uma coisa que eu sei, que aceitar tudo isso que a gente está vivendo no Brasil calado não é uma opção”, afirmou Filipe Barros.

Já Guilherme Kilter, que estava de férias com familiares nos Estados Unidos durante o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba, interrompeu o momento de descanso para integrar a marcha.

Indiara Barbosa se encontrou com outros parlamentares e lideranças políticas nas proximidades do município de Cristalina–GO, no manhã desta quinta-feira (22). Segundo a vereadora, a participação na mobilização ocorre em defesa de princípios como liberdade, justiça e respeito às garantias constitucionais. “Eu quero lutar pelo meu país, pelos meus filhos, pelo futuro desse país”, afirmou Indiara.

Caminhada conservadora pede liberdade de Bolsonaro

Chamada de “Caminhada pela Liberdade e Justiça” por Nikolas Ferreira (PL-MG), a manifestação conservadora reúne apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), entre políticos e simpatizantes ao ex-presidente.

Os participantes saíram da cidade de mineira de Paracatu (MG) na última segunda-feira (19), com destino a Brasília, num percurso de pouco mais de 200 quilômetros.

Segundo Nikolas, o ato simbólico pede liberdade ao ex-presidente e aos demais envolvidos na tentativa de golpe de estado, em 8 de janeiro de 2023 – na ocasião, apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília.

“Não é um ato de vaidade. Não é espetáculo. É um ato de consciência, de amor ao Brasil e de compromisso com a liberdade”, afirma o parlamentar.

A caminhada segue pela BR-040 e entra no quarto dia nesta quinta-feira (22). Até ontem (21), 107 quilômetros haviam sido percorridos. A chegada na capital federal está prevista para o próximo domingo (25).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.