Os políticos do Paraná se pronunciaram sobre as invasões aos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8). Senadores, deputados federais e outras figuras da política paranaense usaram as redes sociais para repudiarem os ataques violentos.

Veja o que disseram os políticos do Paraná:

“Manifestações são sempre bem vindas, desde que respeitem os limites do bom senso e do respeito ás instituições.
Invasões são sempre condenáveis. Isso não é resposta ás insatisfações’, disse o deputado Tião Medeiros.

“É inaceitável o que ocorre nesse momento em Brasília. Toda forma de manifestação é livre, mas deve ser pacífica. Atos de violência e depredação do patrimônio público e ameaça às instituições democráticas devem ser combatidos e os seus responsáveis devidamente punidos.
Toda manifestação pacífica é um direito, mas qualquer ato de violência, depredação ou ataque ao patrimônio público é crime”, escreveu a deputada Federal Leandre.

“Reprovo toda a violência e depredação que aconteceu. Mas não se pode culpar apenas o governador Ibaneis. O Ministro da Justiça convocou ontem (sábado) as forças nacionais e não tinha lá nem a força nacional, nem a polícia federal. Então a culpa não pode ser depositada apenas na segurança do Distrito Federal”, disse o deputado federal Ricardo Barros (Progressistas).

“É um ato terrorista golpista, antidemocrático e criminoso Não é um ato isolado, é uma sequêncua que vem ocorrendo e esimulado pelo derrtoado nas urnas e vários outros que precisam ser identificados. A gente vai identificar os ônibus, a lista dos passageiros, saber quem financiou e todos serão responsabilizados”, disse o deputado federal Zeca Dirceu (PT), líder do governo na câmara.

“Não me surpreendo e venho acompanhando há um bom tempo. Tudo começou no golpe da presidenta Dilma e esse movimento vem se organizando desde então. A gente percebe que se espelham muito no que foi o “trumpismo” nos Estados Unidos. O que me deixa chocada é com a conivência das forças de segurança e do governador do DF, Ibaneis Rocha”, disse a deputada federal, Carol Dartora (PT).