Paraná - Em conversa exclusiva e afiada — o filósofo Luiz Felipe Pondé traçou um diagnóstico do Brasil. Pondé contou -para esta coluna e para a rádio Jovem Pan News Paraná-que, até agora, enxerga possíveis vantagens na chamada direita dos governadores e avaliou rumos do bolsonarismo, além de criticar o governo do PT: “Lula fica saltitando no palanque, fazendo bravatas, enquanto o Brasil vai naufragando“, disparou.

“Para o PT: Gasto é Vida!”, diz Pondé
O filósofo aponta o PT como um partido que tem o lema “gasto é vida” e aponta que: “Muita gente no Brasil tem a impressão que gasta-se muito para manter o primeiro casal da República Brasileira viajando por aí, brincando e, inclusive, às vezes, até metendo o Brasil em saias justas do ponto de vista da geopolítica e do comportamento diplomático”, conclui.
Confira a fala:
Direita em alta x armadilha e pulverização
Para Pondé, a esquerda estaria “acuada” e sem renovação de candidatos para 2026: “Haddad não decolou e Lula não fez herdeiros, né?”, afirmou.
Por outro, ele aponta que, em tese, a direita largaria com mais opções e cita os governadores:Ratinho Junior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Tarcisio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (UNIÂO) e Romeu Zema (Novo), mas alerta que a vantagem de agora pode virar pulverização depois.
Vídeo sobre PT x Direita em 2026:
Polarização: febre sem trégua até 2026
Sobre polarização, Pondé considera que a régua para medir a temperatura do país virá à medida que se aproximarem as eleições de 2026 e afirma que a lógica de escolher um lado continua ditando o jogo. “Se você não escolhe, parece que não colabora com a vida política nacional.”
“Há delinquência no poder”, diz Pondé
Por fim, o filósofo afirma que “Há certa delinquência por parte daqueles que exercem cargos de poder, principalmente no âmbito federal.”
Para ele, enquanto o PT é responsável pela situação do país, a crítica à hegemonia petista teria sido “sequestrada” pelo bolsonarismo. Outro ponto da análise é a entrada de elementos do STF em um “cenário um tanto político”.
Durante a entrevista, Pondé ainda avaliou movimentos da cultura woke, os caminhos do politicamente correto no Brasil e as discussões políticas até com os Estados Unidos sobre economia.
Confira a entrevista na íntegra aqui:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui