A segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai está prestes a sair do papel, nesta quinta-feira (01), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, assinaram o convênio que permite começar a obra imediatamente.
Nova ponte entre o Brasil e Paraguai deverá ficar pronta em 3 anos
Segundo o governo paranaense, que é responsável pela administração das obras da ponte batizada como Ponte da Integração, ela será construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco, vizinho a Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade.
A previsão é de 36 meses para a conclusão da ponte e neste primeiro momento 400 operários serão contratados.
Ponte da Integração será paga pela Itaipu
Durante a solenidade desta quinta, o governador afirmou que o convênio sela o acordo entre o Estado e a Itaipu. “O orçamento já está organizado, consolidando a parceria com Itaipu na área de infraestrutura. Será a maior ponte de vão-livre do Brasil”, afirmou Carlos Massa Ratinho Junior.
A Ponte da Integração é resultado do esforço conjunto dos governos federal, estadual e do lado brasileiro da Itaipu, que inclusive, irá financiar a construção da Ponte da Integração com R$ 463 milhões.
Nova ponte entre o Brasil e Paraguai irá facilitar o tráfego internacional
A Ponte da Integração deverá receber todo o transporte de cargas entre os dois países enquanto pela Ponte da Amizade, primeira ligação entre Brasil e Paraguai, inaugurada em 1965, deverão trafegar apenas turistas e passageiros