O socialista Antônio José Seguro foi eleito presidente de Portugal no domingo (8) e recolocou a esquerda no cargo após 20 anos no país europeu. Seguro recebeu mais de 3 milhões de votos no segundo turno e derrotou o candidato da direita, André Ventura.

A disputa entre Seguro e Ventura foi marcada pelo candidato socialista tendo conseguido se aproximar mais ao centro, enquanto o de direita teve problemas para atrair votos de eleitores moderados.
Pesou nessa aproximação de Seguro com os moderados a experiência política. Ventura disputava a primeira eleição e alguma das propostas apontadas por diversos setores da sociedade portuguesa como “extremos”. Especialistas apontaram que o voto no candidato socialista foi influenciado como um movimento contra a “extrema direita”.
Seguro tem 63 anos, é empresário do setor de agricultura e turismo. O presidente eleito ainda tem graduação na área de Relações Internacionais, além de mestrado em Ciência Política.
Portugal tem presidente e primeiro-ministro; entenda as funções de cada um

O último presidente de esquerda em Portugal foi Mário Soares, que administrou o país em dois mandatos, entre 1986 e 1996.
Diferente do Brasil, Portugal é uma república semipresidencialista, ou seja, há a figura do primeiro-ministro como cargo executivo. Atualmente, Luís Montenegro, de centro-direita, ocupa a função.
As principais atribuições do presidente é sancionar ou vetar leis, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, caso avalie necessário.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.