Posse de Lula como presidente foi fake? Confira boatos que circulam nas redes sociais
Registros da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente, realizada neste domingo (1º), em Brasília, circulam nas redes sociais, junto à alegações de que a cerimônia foi falsa. As informações, que repercutem entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não são verdadeiras.
- Leia também:
Confira a checagem dos principais boatos que viralizaram sobre a posse de Lula:
Livro de posse assinado por Lula não era oficial?
A posse de Lula foi formalizada com a assinatura do Termo de Posse, um livro histórico assinado por todos os presidentes, desde o início da República. No entanto, publicações nas redes sociais alegam que Lula teria assinado um livro que não seria oficial, porque não tinha a fita verde e amarela usada em posses anteriores.
Essa informação é falsa, conforme checagem da Agência Senado. O presidente Lula assinou o terceiro volume do Termo de Posse, preparado pela Coordenação de Arquivo do Senado Federal no dia 28 de dezembro
Por ser um livro novo, não foi preciso usar a fita verde e amarela que nas posses anteriores marcava a página que deveria ser assinada.
Faixa presidencial passada a Lula é falsa?
Apoiadores de Bolsonaro, inclusive a atriz Regina Duarte, alegam que a faixa passada a Lula durante a posse seria falsa porque é diferente da que Bolsonaro recebeu em 2019.
Porém, segundo checagem do portal UOL, há mais de uma versão da faixa presidencial e todas são legítimas. A que Lula recebeu é uma versão mais antiga, que também foi usada por Dilma Rousseff (PT) em 2015.
A equipe do presidente informou que ele mesmo escolheu usar a faixa mais velha porque foi a primeira que utilizou quando assumiu o primeiro mandato, em 2003.
Posse recebeu menos pessoas do que o mostrado em fotos?
Uma publicação que viralizou no Twitter compara duas imagens da posse de Lula e alega que seria falso o registro em que aparece um número maior de pessoas. “Realidade versus Photoshop! Um governo que mente até na foto”, diz o post.
De acordo com a checagem do Yahoo Notícias, as duas fotos são verdadeiras e foram feitas neste domingo (1º), mas um dos registros aconteceu no início do evento e o outro quando já havia um maior número de apoiadores de Lula na posse.