O prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições municipais de 2024 se encerra na quinta-feira (5). Os eleitores que não comparecerão e não justificarem serão multados.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TSE), cerca de 1,1 milhão de pessoas deixaram de comparecer às urnas no Estado. Até o momento pouco mais de 1,3 mil realizaram a justificativa da ausência até o momento.
Veja como justificar
Conforme o TSE, é possível realizar a justificativa de forma on-line pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. No aplicativo, basta realizar o login, clicar em “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após o carregamento da página, deve-se preencher o turno da eleição cuja ausência se deseja justificar, a justificativa e o e-mail e anexar um documento comprobatório. Já pelo sistema Justifica, basta preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.
Além disso, é possível realizar a justificativa presencialmente por meio do preenchimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, em seguida entregá-lo a um Cartório Eleitoral. As pessoas que optarem por justificar presencialmente devem apresentar um documento oficial com foto para validação. É possível consultar os cartórios eleitorais disponíveis no Paraná neste link. Conforme o TSE, a justificativa da ausência no segundo turno será encerrada no dia 7 de janeiro de 2025.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!