Prazo para solicitar voto em trânsito começa nesta segunda (18), saiba como se cadastrar
Começa nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 18 de agosto o prazo para solicitação do voto em trânsito à Justiça Eleitoral. Essa modalidade de voto ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas só vale para capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.
O voto em trânsito pode acontecer no primeiro, no segundo ou nos dois turnos. Nas eleições deste ano, o primeiro turno está agendado para 2 de outubro e, caso o segundo turno ocorra, será no dia 30 do mesmo mês.
- Leia mais:
Como solicitar o voto em trânsito?
Se já souber com antecedência onde irá estar no dia das eleições, o eleitor pode procurar um cartório eleitoral para indicar onde pretende votar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, já que não há a opção de solicitação pela internet.
Possibilidades de voto em trânsito
O Código Eleitoral contempla duas possibilidades de voto em trânsito:
- quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.
- já os eleitores que pretendem votar em outro estado poderão participar da escolha apenas para o cargo de presidente da República.
O TRE-PR lembra que não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior, mas estiver em trânsito no território brasileiro, poderá votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.
- Leia também: Eleições 2022: Saiba quais serviços e prazos podem ser solicitados na Justiça Eleitoral
Locais de votação
A relação dos locais onde haverá voto em trânsito foi divulgada na página do TRE-PR neste domingo (17). As seções eleitorais que se destinam exclusivamente a essa modalidade devem conter no mínimo 50 e no máximo 400 eleitores.
Alguns desses locais de votação já existem e outros são criados especificamente para eleitores que desejam votar em trânsito.