O Paraná conhecerá um novo governador e pré-candidatos a disputarem o cargo nas Eleições de 2026 começam a surgir.

Portanto, após dois mandatos consecutivos como governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) deixará o cargo após 2026.
Nesse cenário, confira abaixo alguns dos principais pré-candidatos ao Governo do Paraná nas Eleições de 2026:
Sergio Moro (União Brasil)

Sergio Moro é um jurista e político brasileiro. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá e obteve seu doutorado em Direito Penal pela Universidade Federal do Paraná.
Principalmente, Moro ganhou notoriedade nacional ao atuar como juiz federal na Operação Lava Jato, uma das maiores investigações de corrupção da história do Brasil, que revelou esquemas de corrupção envolvendo políticos, empresas e a Petrobras.
Todavia, em 2018, após deixar a magistratura, Sérgio Moro foi convidado a integrar o governo do presidente Jair Bolsonaro como Ministro da Justiça e Segurança Pública, cargo que ocupou até abril de 2020.
Embora, dois anos depois, Moro foi candidato ao Senado Federal pelo União Brasil e foi eleito ao cargo – que ocupa até os dias atuais.
Rafael Greca (PSD)

Rafael Greca é um político e engenheiro brasileiro. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, Greca começou sua carreira política em 1989, quando foi eleito vereador de Curitiba.
Dessa maneira, ele se destacou em diversas funções públicas, incluindo a de deputado estadual e secretário de Estado da Educação do Paraná. Em 1996, foi eleito prefeito de Curitiba pela primeira vez, cargo que ocupou até 2000.
Contudo, após um período fora da política, Rafael Greca foi eleito novamente prefeito de Curitiba em 2016, sendo reeleito ao cargo quatro anos depois.
Paulo Martins (PL)

Paulo Martins é um político brasileiro, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná.
Primeiramente, Martins começou sua carreira política como assessor parlamentar e, posteriormente, se destacou como vereador em Curitiba.
Então, em 2018, Paulo Martins foi eleito deputado federal pelo Paraná, tendo quatro anos depois, sido derrotado na disputa por uma vaga no Senado Federal.
Mas, em 2024, Martins formou chapa com Eduardo Pimentel (PSD) e foi eleito vice-prefeito de Curitiba.
Alexandre Curi (PSD)

Alexandre Curi é um empresário e político brasileiro, sendo formado em Administração de Empresas.
Assim, Curi começou na vida política em 2000, quando com apenas 20 anos foi eleito como vereador em Curitiba.
Entretanto, dois anos depois, Curi foi eleito para o primeiro de seis mandatos como deputado estadual do Paraná.
Posteriormente, Curi ainda foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em 2024, cargo que ocupará até 2026.
Ênio Verri (PT)

Énio Verri é um político e professor brasileiro, formado em História pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Educação.
Conquanto, antes de ingressar na política, dedicou-se ao ensino e à pesquisa, atuando como educador e contribuindo para o desenvolvimento de projetos voltados à educação e à inclusão social.
Ademais, sua trajetória política começou em 2008, quando foi eleito vereador em Maringá, onde se destacou por seu trabalho em prol da educação e dos direitos humanos.
Logo, em 2006, Énio Verri foi eleito deputado estadual pelo Paraná, cargo que ocupou até 2015, quando venceu a disputa pelo cargo como deputado federal, função exercida até 2022.
Atualmente, Verri é o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui