O São Paulo pode conhecer um novo governador e pré-candidatos a disputarem o cargo nas Eleições de 2026 começam a surgir. A definição deve ser apenas na primeira metade do próximo ano.

Pré-candidatos desejam ocupar o Governo de São Paulo, sediado no Palácio dos Bandeirantes
Candidaturas devem ser anunciada apenas na metade de 2026. (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Tarcísio de Freitas (PSD) ainda não decidiu se vai buscar a reeleição ao Governo de São Paulo ou tentará a disputa à Presidência da República.

Nesse cenário, confira abaixo alguns dos principais pré-candidatos ao Governo de São Paulo nas Eleições de 2026:

Quem é Tarcísio de Freitas (Republicanos)?

pesquisa tarcísio de freitas
Foto: Isac Nóbrega/PR

Tarcísio de Freitas disputou a primeira eleição em 2022, quando foi eleito governador de São Paulo. Três anos depois, o político é apontado como possível candidato à Presidência da República e terá uma decisão importante a tomar em 2026.

Por mais que tenha disputado a primeira eleição em 2022, Tarcísio tem uma longa história ligado ao Poder Público.

Após fazer carreira militar, na qual saiu como capitão em 2008, começou em uma série de empregos em órgãos federais.

Sob o mandato presidencial de Dilma Rousseff (PT), o então governador de São Paulo foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entre 2014 e 2015.

Porém, cinco anos depois, conseguiu o cargo de maior destaque até então, quando assumiu o Ministério da Infraestrutura, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Nos três anos como ministro, Tarcísio se tornou um dos ministros mais influentes de Bolsonaro.

Com isso, conseguiu com o apoio do ex-presidente ser eleito no segundo turno como governador de São Paulo em 2022, após vencer o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na disputa.

Quem é Ricardo Nunes (MDB)?

Nunes foi eleito prefeito em São Paulo
Foto: Divulgação

O atual prefeito de São Paulo não pode mais ser reeleito ao cargo e caso Tarcísio de Freitas saia da disputa, Ricardo Nunes surge como um dos favoritos da centro-direita nessa disputa.

A carreira política de Nunes começou em 2012, quando eleito para o primeiro de dois mandatos consecutivos como vereador na capital paulista.

Em 2020, deixou a Câmara para ser vice de Bruno Covas na disputa à Prefeitura de São Paulo.

Mas em 2021, Covas se licenciou do cargo para tratar de um câncer e Nunes assumiu a Prefeitura, sendo reeleito prefeito três anos depois, após vencer o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno.

Vale lembrar que nesse século, dos três governadores eleitos – Geraldo Alckmin (PSB), José Serra (PSDB) e João Dória (sem partido), dois deles deixaram a Prefeitura para assumirem o governo estadual.

Quem é Rodrigo Manga (Republicanos)?

Um dos políticos mais ativos nas redes sociais, Rodrigo Manga também aguarda a decisão de Tarcísio de Freitas para definir o futuro político.

Mas Manga tem sido sondados por outras legendas de centro-direita, como o PRTB. O partido de Pablo Marçal tem buscado figuras influentes para compor a base eleitoral e o prefeito de Sorocaba pode ser o carro-chefe da legenda nas disputas em São Paulo.

A carreira política de Manga foi iniciada em 2012, quando foi eleito para o primeiro de dois mandatos consecutivos como vereador em Sorocaba.

No município do interior paulista, tentou em 2020 a disputa para prefeito e bateu a então chefe do executivo, Jaqueline Coutinho (PSL), no segundo turno.

Reeleito em 2024, Manga se popularizou por criar diversos conteúdos nas redes sociais sobre ações da Prefeitura de Sorocaba.

Mas neste ano, durante o âmbito da Operação Copia e Cola da Polícia Federal (PF), o prefeito teve a casa alvo de mandados de busca e apreensão, após denúncias em contrato para terceirização de unidades de saúde no município.

Quem é Gilberto Kassab (PSD)?

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Desde 2008, quando foi reeleito prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab não disputa nenhuma eleição. Mas desde então, o político criou o PSD e consolidou a legenda como uma das mais influentes da centro-direita no Brasil.

Sendo um dos principais padrinhos políticos de Tarcísio de Freitas, Kassab só aceitaria disputar o governo em caso do atual governador decidir pela eleição a presidente da República.

Antes de ser prefeito de São Paulo por dois mandatos, o atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo foi deputado federal pelo estado entre os anos de 1999 e 2005.

Vale lembrar que o PSD atualmente ocupa ministérios dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de Tarcísio, nomes como o do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) e do governador do Rio Grande do Sul, e Eduardo Leite (PSDB), também são apontados como possíveis presidenciáveis pela legenda.

Quem é André do Prado (PL)?

Foto: Carol Jacob

Correndo por fora entre os nomes da centro-direita, o atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) pode ser um nome de consenso dentro desse espectro, até por apresentar um perfil mais ‘moderado’.

Com isso, André do Prado é apontado como de uma ala mais de centro do PL, ou seja, mais alinhada ao presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, do que a Jair Bolsonaro.

Porém, o PL deve dar prioridade a eleger senadores em detrimento a governos estaduais na maior parte do Brasil e isso pode dificultar a escolha por Prado, mesmo em caso de renúncia de Tarcísio pelo Governo de São Paulo.

Quem é Erika Hilton (PSOL)?

Depurada Federal Erika Hilton também é um desafeto de Jojo Todynhyo
Foto: Agência/Câmara dos Deputados

Erika Hilton é uma das principais lideranças da esquerda no Brasil e pode disputar a primeira eleição majoritária em 2026.

Nesse cenário, ela foi primeira mulher trans a ser eleita vereadora em São Paulo, desde então Erika conquistou o mandato de deputada federal e desde então se tornou uma das parlamentares mais ativas da base aliada a Lula no Congresso.

Porém, um dos grandes desafios do PSOL é conseguir vencer eleições em grandes cidades.

Porque em apenas duas oportunidades com Clécio Luis (Macapá) e Edmilson Rodrigues (Belém) o partido conseguiu eleger representantes em cargos majoritários.

Quem é Márcio França (PSB)?

ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB)
Foto: Marcos Corrêa/PR

Márcio França foi governador de São Paulo entre 2016 e 2018, mas na tentativa da reeleição foi derrotado por João Doria.

Mas França tentou reconquistar o cargo quatro anos depois, mas após pressão do PT, o ex-governador deixou a disputa em prol de Fernando Haddad.

Após essa cessão, França espera contar com o apoio do PT para o pleito em 2026, principalmente com a presença de Lula nos palanques.

Além de governador, França foi prefeito de São Vicente, município do litoral paulista, por dois mandatos e deputado federal, também por mandatos consecutivos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.