Os 7.500 moradores do pequeno município de Juranda, cidadezinha localizada no centro-oeste do Paraná, ainda estão se acostumando com o novo atendimento VIP que recebem desde que o atual prefeito, Bento Batista da Silva, assumiu a administração pública da cidade.

Há 24 anos na política, Silva ganhou a última eleição municipal com 3.832 votos. Entre as promessas eleitorais, estava a de tornar o acesso a administração da prefeitura mais fácil à população. Dito e feito. Há uma semana as obras do novo gabinete do prefeito foram concluídas. O espaço, que antes ficava no 2° andar do pequeno prédio, foi transferido para o 1°, visando facilitar o acesso de idosos e deficientes físicos. Além da mudança de local, as paredes da sala, que agora fica atrás da recepção, foram quebradas e ao invés de concreto, vidros transparentes formam a fachada do novo gabinete.

A novidade se espalhou rapidamente. Na cidade a população vai até a prefeitura só para conhecer a nova arquitetura. “Nunca tínhamos acesso ao governante municipal, agora chegamos e somos atendidos na mesma hora. Ele sempre é cordial e não faz distinção de pessoas. Antes tinha um monte de secretários até chegar à (antiga) prefeita, agora chegamos e ele mesmo nos chama para entrar em seu gabinete. Esse é um exemplo que deve ser seguidos por todos, pois aqui está sendo muito bom para o povo”, afirma Celma Cruz, moradora do município.

Bento Batista, o prefeito transparente, conta que não esperava a repercussão. “Em nenhum momento nosso objetivo foi atrair a mídia. O foco sempre foi facilitar o acesso da população ao prefeito. O cumprimento da promessa eleitoral demonstra a responsabilidade com o eleitor, pois é muito fácil conversar com os cidadãos em época de campanha e depois sumir. Com o vidro, é possível ver tudo o que eu faço durante o dia, deixando claro a população que corrupção não acontece por aqui.”

Para realização da obra não foi aberta licitação. Bento Batista, assegura que os pedreiros da prefeitura realizaram a quebra das paredes e instalação do vidro, tipo Blindex, evitando qualquer gasto a cidade.

A atendente da prefeitura, Josimari Mazur Santiago, afirmou que é o próprio prefeito quem chama a população. “Não há uma secretária, ele mesmo quando chega abre a porta do gabinete e chama quem está na vez”. Segundo ela, a sala de espera está sempre cheia.

Batista atende cerca de 40 pessoas diariamente, discutindo pessoalmente questões administrativas, projetos, e todas as temáticas que a população desejar. Para a conversa, não é preciso marcar horário, basta chegar e aguardar a vez.

O presidente da Câmara de Vereadores de Juranda, Claudemir Hernandes, afirmou que os políticos da cidade também aprovaram a ideia. “Ficou muito bom, além da aprovação da população, toda a equipe administrativa da cidade gostou da novidade. Será um ótimo auxílio de combate a corrupção.”