Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba (SP), foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira (6) por suspeita de corrupção em contratos de saúde pública. A decisão da Justiça foi tomada após um pedido da Polícia Federal (PF).

Conhecido como “prefeito tiktoker”, Manga é um dos alvos da segunda fase da operação Copia e Cola, que tem como objetivo apurar irregularidades em contratos de saúde pública no estado de São Paulo. No caso do prefeito de Sorocaba, a investigação acredita que ele esteja envolvido em um esquema de desvio de recursos públicos através de uma Organização Social, contratada pela prefeitura para administrar serviços de saúde.
Conforme a Polícia Federal, sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva foram realizados durante a operação. Além disso, alguns dos investigados tiveram sequestro e bloqueio de bens, somando cerca de R$ 6,5 milhões.
Veja o que diz o prefeito de Sorocaba sobre o afastamento
Através das redes sociais, Rodrigo Manga criticou a decisão. O prefeito, que está em Brasília, afirmou que foi avisado por deputados federais de que poderia ser retirado do cargo.
“Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o congresso, os deputados me receberam super bem, falando: ‘Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos’. Gente, não deu outra”, afirmou.
Além disso, Manga afirmou que “não vai desistir de Sorocaba”, e que acredita que o afastamento do cargo o ajudará no futuro.
“Eu quero dizer para vocês que eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil”, disse. “Isso que eles estão tentando fazer vai fazer o nosso nome soprar ainda mais, porque Deus não falha.”
Assista ao pronunciamento completo do prefeito de Sorocaba:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui