O prefeito de Maringá, Ulisses Maia. sancionou na tarde desta quarta-feira (14), duas leis de inclusão social. A primeira reserva 15% das vagas de concursos públicos municipais para a população negra. E outra, que destina 20% das vagas ofertadas pelo Programa Municipal de Bolsas de Estudo (Promube), para pessoas autodeclaradas negras.
De acordo com o prefeito, esse é um momento histórico para a cidade. “Os dois projetos de lei tiveram apoio da sociedade como um todo. Somos considerados a melhor cidade para se viver no Brasil, mas vamos trabalhar pela igualdade, para que todos tenham esse sentimento”, afirma. Maia aproveitou para agradecer os vereadores que participaram da assinatura e votaram a favor da lei e a presença online dos representantes de movimentos negros.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mario Hossokawa, chamou o momento de “atitude louvável”. “A lei é símbolo da luta pela igualdade. Quero parabenizar essa atitude de destinar 15% das vagas de concurso público para negros e 20% para o Promube”, enfatiza.
O secretário de Juventude e Cidadania, Emannuel Predestin, destaca a importância das leis para a cidade. “É uma conquista, uma vitória para o município. As leis representam acesso a educação, a representatividade em cargos públicos. Fico feliz como secretário e cidadão em fazer parte dessa história. Vamos continuar lutando pela igualdade social e racial”, ressalta.
