O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, visitou os municípios de Londrina e Apucarana na tarde da última sexta-feira (6). Na pauta, foram tratados entre chefes do Executivo possíveis avanços com fortalecimento de projetos de aceleração do desenvolvimento regional, como o Plano da Metrópole Paraná Norte, projeto multissetorial para o desenvolvimento do Paraná, financiado pelo Banco Mundial.

Em Apucarana, o prefeito de Maringá visitou o prefeito Junior da Femac. Já em Londrina, Ulisses Maia foi recebido pelo prefeito Marcelo Belinatti. O secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Herradon, acompanhou o prefeito na agenda regional.

Elaborado por uma consultoria formada pelas empresas Cobrape e Urbtec, o plano integrado de desenvolvimento abrange 15 municípios da região Norte, que interagem entre si. São eles: Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.

Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi recebido em Apucarana pelo prefeito Junior da Femac (Foto: Divulgação)

“Concentramos 15% da população paranaense e praticamente 14% do PIB do Estado. Podemos e devemos ter essa visão de interligação, como uma grande região metropolitana”, comentou Ulisses Maia.

União regional

Para Maia, é importante conhecer de perto o que está sendo feito de positivo em outras cidades. “Acima de tudo, pretendemos promover a união e fortalecimento conjunto das regiões metropolitanas de Maringá e Londrina, pois o Norte do Paraná é uma região com indicadores extremamente importantes, que faz a diferença no Estado”, afirmou.