Curitiba - A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quinta-feira (6) uma série de ações com foco na revitalização do Centro da capital paranaense.

Algumas obras devem ser iniciadas nas próximas semanas, com foco na iluminação pública, reforma das calçadas e recapeamento de ruas.
O setor de Limpeza Urbana e de Meio Ambiente também trabalharão em conjunto com mais ações diárias e mensais com foco no asseamento das ruas principais do Centro de Curitiba.
Outros pilares do plano de revitalização do Centro de Curitiba será o fomento junto ao setor imobiliário de moradias na região, em especial, do retrofit. Também será criado a Rua da Memória, que conectará o Memorial de Curitiba com a Casa da Memória, tendo novas calçadas e ciclovias integradas ao sistema de transporte coletivo.
Por fim, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e o vice-prefeito Paulo Martins (PL) cumprirão as atividades diárias ao menos duas vezes por mês no Paço da Liberdade, localizado na Praça Generoso Marques. O local foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba.
“Vamos devolver o Centro para as famílias curitibanas. Vamos trabalhar muito e mostrar para a cidade de Curitiba que a administração vai estar 24 horas olhando para a cidade toda. Cerca de 90% de nossas obras e ações estão nos bairros e vão continuar, mas nós vamos olhar com muita atenção para o Centro, que é o coração da cidade”, disse Pimentel.
A Prefeitura dividiu o projeto de revitalização do Centro de Curitiba em três fases:
- Curto prazo: Dividido em dois períodos: o primeiro é para ações que serão iniciadas até os 100 dias de gestão; o segundo, ao longo de 2025, com melhorias de calçamento, de ruas e da iluminação, dobrar as ações de abordagens de oferta de atendimento das pessoas em situação de rua, intensificação das abordagens pela Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar para repressão a crimes, como roubos, furtos e tráfico;
- Médio Prazo: Ao longo de 2025, com foco na reocupação da região central, com instituição do Aluguel Social;
- Longo prazo: Ações que começam até 2028, mas avançam para a próxima gestão, a partir de estudos para incentivos aos empreendedores investirem em retrofit de prédios comerciais e residenciais abandonados.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!