Muitos brasileiros, ao se aproximarem do período eleitoral, se questionam se presidiários podem votar nas eleições. A princípio, pessoas condenadas e que não podem mais recorrer da decisão da justiça não podem votar.

Eleições 2024: Presidiário pode votar? Veja como funciona votação de presos
Nem todos os presos podem votar nas eleições (Foto: Divulgação/TJSC)

De acordo com a Constituição Federal de 1988, uma pessoa condenada está com os direitos políticos cassados. Ou seja, a pessoa não pode votar até terminar de cumprir a pena.

Entretanto, a Constituição garante que presos provisórios e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas têm direito de votar. Se encaixam nessa categoria aqueles aguardando julgamento no sistema penitenciário e aqueles condenados sem o trânsito em julgado da sentença. 

Durante o período eleitoral, a Justiça Eleitoral instala seções eleitorais em presídios com, no mínimo, 20 presidiários ou internos aptos a votar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 220 locais de votação foram instalados em unidades prisionais em todo o Brasil no primeiro turno das eleições de 2022.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.