Estudantes do ensino médio da rede pública já podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2026 a partir desta segunda-feira (2). A participação ocorre por meio de um concurso de redação, que neste ano traz como tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”.

Promovida anualmente pelo Senado Federal, a iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, para uma imersão em Brasília entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026. Todas as despesas da viagem serão custeadas, incluindo as dos professores orientadores. Esta será a 14ª edição do projeto.
Durante a programação, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do Senado e participar de uma simulação do trabalho parlamentar, representando seus estados. As propostas elaboradas ao longo da experiência poderão, inclusive, ser transformadas em projetos de lei.
Além da vivência educativa, alunos e professores também serão premiados com notebooks.A entrega dos trabalhos vai até o dia 17 de abril, conforme as regras do regulamento oficial do programa.
Quem pode participar do Programa Jovem Senador?
Para participar do concurso, os estudantes precisam ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026.
As redações devem ser produzidas em ambiente escolar, com acompanhamento de um professor orientador. Cada instituição de ensino selecionará um texto para representá-la, que será encaminhado à secretaria estadual de educação até o fim de abril, etapa que oficializa a inscrição no programa.
Na sequência, as secretarias terão prazo até o dia 29 de maio para escolher os três melhores trabalhos de cada estado. A partir dessa seleção, o Senado Federal definirá o vencedor de cada unidade da federação.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.