O Senado adiou na noite desta terça-feira (18) a votação do projeto que muda a Lei da Ficha Limpa. O projeto de lei complementar determina que o período de inelegibilidade passe a ser único, de 8 anos.

Votação do Projeto da Lei da Ficha Limpa é adiado no Senado
Votação do Projeto da Lei da Ficha Limpa é adiado no Senado (Foto: Roque de Sá/ Agência Brasil)

Após um debate em plenário sobre as emendas apresentadas ao texto, o projeto foi retirado de pauta a pedido do relator, o senador Weverton (PDT-MA), que queria mais tempo para tentar um entendimento entre os senadores.

Na sessão, o senador Flávio Arns (PSB), defendeu o retorno do texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para o aprofundamento do debate. O paranaense também destacou a importância da atual legislação, que é resultado de uma mobilização popular.

O senador Sérgio Moro (União) também se manifestou na sessão desta terça-feira (18) e apresentou uma emenda para que em casos de condenações criminais, o prazo de inelegibilidade passe a contar a partir da conclusão da pena.

Lei da Ficha Limpa

O projeto altera o início da contagem do prazo e a duração da inelegibilidade por crimes que tenham como consequência a proibição de disputar as eleições. O texto, da deputada federal Dani Cunha (União-RJ) foi aprovado na Câmara e passou pela CCJ do Senado.

O projeto também fixa um máximo de 12 anos para condenações por inelegibilidade, mesmo em casos de condenações sucessivas em processos diferentes. Também veda a possibilidade de mais de uma condenação por inelegibilidade no caso de ações ajuizadas por fatos relacionados.

Veja mais detalhes no RIC Notícias Manhã. O programa é apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30, na tela da RICtv e também no Youtube.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.