Projeto que proíbe contratar condenados pela Maria da Penha segue em análise na Câmara

por Redação RIC.com.br
Com informações da Câmara Municipal de Curitiba
Publicado em 23 fev 2023, às 10h23.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) está aguardando a tramitação do projeto de lei que visa proibir condenados pela Lei Maria da Penha de assumirem cargos públicos na capital. O autor é o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e nesse momento o projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da CMC, para seguir para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Caso a proposta seja acatada, a proposição será encaminhada para os outros colegiados permanentes, indicados pela CCJ de acordo com o tema da matéria.

Criada como mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) não traz em seus dispositivos a proibição de pessoas condenadas ficarem impedidas de ocupar cargo, emprego ou função pública. 

Atualmente, o Código Penal, no seu artigo 92, prevê especificamente a perda de cargo, função e mandato nos casos de condenação a penas de prisão por mais de um ano nos crimes contra a administração pública. Nos demais crimes, a medida deverá ser adotada apenas quando a pena for de no mínimo quatro anos de prisão. “O combate e a prevenção à violência contra a mulher é um dever do Estado, sendo este o principal fundamento do projeto de lei que propomos para ser analisado por este Parlamento Municipal”, afirma Marciano Alves, na justificativa da proposta.