O projeto de lei que declara a Gengibirra como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Estado do Paraná foi aprovado nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O projeto segue agora para a sanção do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).
Conhecida como “champagne das Araucárias”, a Gengibirra é produzida desde 1904 pela empresa paranaense Cini. A bebida é não alcoólica e não fermentada. É gaseificada e produzida a partir do extrato natural de gengibre.
Para os paranaenses, o gosto remete às raízes culturais dos imigrantes, memórias de infância e almoços de domingo, e por isso já havia sido reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais.
Leia mais:
- Corpos dos dois vigilantes que desapareceram no Passaúna são encontrados
- Verão Maior Paraná terá Michel Teló, Péricles e outros 30 shows gratuitos
Na justificativa do projeto de lei nº 563/2023, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), é citado manchetes que destacam a relevância da bebida.
“A Gengibirra é a cara do Paraná!” e “Um refrigerante para chamar de nosso!”. Anibelli também lembrou a recente celebração dos 120 anos da Cini Bebidas em uma sessão solene na Alep, que ressalta a importância da empresa para a economia e a cultura do estado.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!