Foi proposto na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a inclusão de idosos no programa estadual Leite das Crianças. De autoria do deputado estadual Tercilio Turini (CDN), o projeto tem como objetivo oferecer reforço alimentar a pessoas da terceira idade com baixa renda, a fim de garantir a reposição de nutrientes e uma vida saudável.

Conforme a proposta, o público beneficiado seriam pessoas com 60 anos ou mais, com renda mensal de até um salário mínimo regional, ou seja, R$ 1.617.

“O envelhecimento acarreta alterações orgânicas, perdas de nutrientes e as decorrentes fraquezas, que podem ser supridas com a ingestão de alguns alimentos. O leite é um deles, pela quantidade de cálcio, vitaminas, ácido fólico e zinco, por exemplo, que colaboram na reposição de nutrientes no organismo de pessoas idosas”,

argumenta o médico e deputado.

Turini sustenta que crianças e idosos estão nos extremos das faixas etárias que merecem atenção especial por serem mais suscetíveis às fragilidades do organismo e das circunstâncias do convívio social. Na justificativa, o parlamentar ressalta a importância do cálcio presente no leite para o fortalecimento muscular e ósseo.

O projeto foi protocolado no dia 8 de março deste ano e agora segue para análise das Comissões da Assembleia antes de ser analisado pelo plenário.