O PSD anunciou a filiação do governador de Rondônia, Marcos Rocha, e ampliou a liderança nacional entre os partidos em número de governadores. Com Rocha, a legenda chega a seis chefes do executivo estadual e amplia a vantagem para o PT e o PP, que contam com quatro governantes cada.

Marcos Rocha, governador de Rondônia; Político se filiou ao PSD e ampliou lista de governantes estaduais da legenda
Marcos Rocha está no segundo mandato como governador de Rondônia. (Foto: Divulgação/Governo de Rondônia)

“É um partido sério, que vem contribuindo muito para o desenvolvimento do nosso país. A gente fica feliz com nomes importantes que fazem parte dessa legenda, como Caiado, que acabou de entrar, o governador Ratinho Júnior, o Eduardo Leite e tantos outros, que têm atuado de modo extremamente firme para fortalecer o país”, explicou Marcos Rocha.

Desde o início do ano, Rocha é o segundo governador que deixa o União Brasil e o PSD atrai para a base. Na última semana, Ronaldo Caiado se juntou à legenda, na qual tenta vencer a disputa como presidenciável contra os também governadores, Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Jr. (Paraná).

Os demais governadores do PSD são Fábio Mitidieri no Sergipe e Raquel Lyra em Pernambuco.

O presidente do partido, Gilberto Kassab, afirmou nas últimas semanas que deve definir o candidato a presidente do PSD até abril.

PSD amplia palanque estadual para ‘presidenciável’, mas apenas dois governadores buscam reeleição

Governador do Paraná, Ratinho Junior, participa de videconferência pelo computador direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba
Ratinho Jr. é um dos governadores que não poderá buscar reeleição em 2026. (Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN)

Com a chegada de Marcos Rocha, o PSD garantiu palanque para o futuro presidenciável em todas as regiões do Brasil.

Ao todo, são dois palanques no Nordeste e no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Norte. Nenhuma outra legenda conta com representantes em todas as regiões.

Mas ao mesmo tempo, de todos esses palanques, apenas dois desses governadores podem buscar a reeleição: Fábio Mitidieri e Raquel Lyra.

Rocha e os presidenciáveis que não forem escolhidos por Kassab têm a opção de buscar vaga no Senado e reforçar os palanques nos respectivos estados.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.