A direção nacional da Federação PSDB-Cidadania decidiu se manifestar em dois processos que correm na Justiça do Paraná sobre quem teria direito a uma das cadeiras de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A manifestação pede uma troca: que a vaga, ocupada hoje por Dr. Leônidas fique com o ex-secretário estadual da saúde, Michele Caputo Neto. 

dr. leônidas troca deputado estadual
Pedido de troca de deputado aconteceu após mudanças de partidos (Foto: Instagram/ @doutorleonidaspr)

Dr. Leônidas assumiu o posto na Assembleia logo após a saída do então deputado estadual, Douglas Fabrício, eleito prefeito de Campo Mourão e a mudança se tornou alvo de questionamentos no Tribunal de Justiça (TJ-PR) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Os questionamentos acontecem porque  Dr. Leônidas saiu do PSDB-Cidadania e se filiou ao PL para depois retornar.

Segundo o posicionamento da Executiva Nacional, esse retorno não teria assegurado direito à suplência nas Eleições Gerais de 2022:

“A decisão controvertida consiste no pronunciamento do Presidente da ALEP, Dep. Ademar Traiano, que anunciou, por meio das redes sociais e demais meios oficiais, a posse do Sr. Leônidas Fávero Neto para ocupar a vaga deixada pelo Deputado que se elegeu Prefeito. v. Tal ato ignora que o 1º suplente perdeu a condição de suplente em decorrência da desfiliação, o que, por força do diploma eleitoral, legitima a convocação do 2º suplente, Michele Caputo Neto”, dia o pedido.

A coluna procurou Michele Caputo Neto, que comemorou o apoio de Marconi Perillo e que informou estar confiante na decisão da Justiça afirmando que: “É importante que a gente faça política com ética”.

À esta coluna, o deputado estadual, Dr. Leônidas informou que segue tranquilo porque saiu e retornou para a Federação PSDB- Cidadania com anuência do comando estadual. Ele ainda informou que a manifestação diante da Justiça do Paraná representa apenas o ponto de vista do PSDB e que tem recebido apoio de nomes do Cidadania sobre o impasse.

O Diretório Nacional e o Diretório Estadual-PR do Partido Cidadania emitiram nota informando que:

“Em 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná diplomou Leônidas Favero Neto como primeiro suplente da legenda. Após, Leônidas deixou o Partido Cidadania no primeiro semestre de 2024, contando com carta de anuência emitida pela própria agremiação. Posteriormente, em agosto do mesmo ano, retornou ao partido, sem que houvesse qualquer impugnação à sua nova filiação. O CIDADANIA deferiu a sua volta, anuindo, portanto, com o seu retorno. Diante desse cenário, não há fundamento em qualquer requerimento apresentado em sentido diverso, visto que o partido – detentor da cadeira – autorizou a sua saída e depois anuiu com a sua volta.”

O diretório do PSDB no Paraná não se manifestou sobre o caso.

Os processos na Justiça não tem prazo para serem julgados.