O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um telefonema para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã deste sábado (9). Em uma conversa de aproximadamente 40 minutos, os líderes dialogaram sobre as negociações com os Estados Unidos e também sobre os esforços pela paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, durante o telefonema, Lula destacou que “o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”.
Além disso, os presidentes conversaram sobre as negociações entre os Estados Unidos e o Brasil. Na próxima sexta-feira (15), Putin deve se encontrar com Donald Trump no Alasca, em uma tentativa de cessar a guerra na Ucrânia, que já dura três anos.
O atual cenário político e econômico mundial também foi assunto entre Putin e Lula. Segundo o Itamaraty, o presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.