Um dos temas levantados no Debate da RICtv RECORD com os candidatos a prefeito de Curitiba foi o número de pessoas em situação de rua na capital paranaense.

Cristina Graeml (PMB) questionou Eduardo Pimentel (PSD) quais os planos para as 4,5 mil pessoas em situação de rua em Curitiba, mas o vice-prefeito questionou a veracidade desses dados.
O fact-checking do Portal RIC aponta que os números apresentados por Graeml são factíveis a realidade da população em situação de rua em Curitiba.
Dados da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) apontam que cerca de 4 mil pessoas estão em situação de rua na capital paranaense.
Graeml justificou os dados apresentados como oriundos de instituições sociais e entidades religiosas que prestam atendimento a essa faixa da população.
Inclusive, segundo dados da Fundação de Ação Social (FAS), Curitiba consegue atender atualmente 1.640 pessoas nos serviços de acolhimento. Ou seja, mais da metade das pessoas em situação de rua não teriam vagas nos serviços da Prefeitura com essa capacidade.
Leia também:
- Possível visita de Bolsonaro a Curitiba gera expectativa em Graeml e Pimentel
- Graeml x Pimentel: Lula, Boulos e troca de acusações esquentam debate
- Creches e disciplinas: candidatos apresentam propostas para a educação de Curitiba
Como é calculado o número de pessoas em situação de rua?
Os dados oficiais do Sagicad são calculados a partir das solicitações feitas diretamente pelas pessoas em situação de rua ou no cadastramento feito a partir do atendimento das equipes municipais de assistência social.
O cadastro dessa população pode ser feito nessas seguintes localidades:
- Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua;
- CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; ou
- CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
O cadastro no Cadastro Único permite o acesso dessas pessoas em situação de rua a programas de assistência social do Governo Federal.
O Governo Federal também consegue por meio desses cadastros estabelecer maior planejamento para estabelecer políticas de atendimento às pessoas em situação de rua.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui