O ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso em Ponta Grossa (PR) pela Polícia Federal na Operação Tempus Veritatis, nesta quinta-feira (8). A investigação apura a participação de pessoas em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Filipe Martins é ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência. Em dezembro de 2022, Filipe saiu do Brasil com Bolsonaro. Somente em 2023, o ex-assessor voltou ao país.

Durante a delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência, Filipe foi citado. Ele foi apontado como o responsável por levar até Bolsonaro uma proposta de decreto para que Bolsonaro instaurasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda era presidente.

Em junho de 2021, Martins foi denunciado por fazer um gesto supostamente alusivo a movimentos racistas, durante uma sessão no Senado. Na ocasião, Filipe negou o significado do sinal com as mãos e chegou a ser absolvido em primeira instância.

No entanto, em novembro do ano passado, ele voltou a ser investigado após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubar a absolvição.

Bolsonaro e Filipe Martins: entenda a operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (8), uma operação para apurar a organização criminosa responsável por atuar em tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Com o nome de Operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em latim), a ação da PF mira aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como Braga Netto, Augusto Heleno e Valdemar Costa Neto.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos um total de 33 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. Entre elas, estão a proibição de manter contato com os demais investigados, suspensão do exercício de funções públicas e proibição de se ausentar do País.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.