O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) deve ser anunciado nesta semana como ministro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Boulos é cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República no lugar de Márcio Macêdo, que está no cargo desde o início do terceiro mandato presidencial de Lula.

Guilherme Boulos, cotado como novo ministro de Lula
Boulos atuou como professor da rede pública antes da vida política. (Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

Segundo a Jovem Pan, a decisão de Lula é “movimento estratégico para reaproximar o governo dos movimentos sociais e fortalecer a base de esquerda com vistas às eleições de 2026”.

Quem é Guilherme Boulos, futuro ministro de Lula

Guilherme Boulos, cotado como novo ministro de Lula
Boulos já se candidatou duas vezes ao cargo de prefeito de São Paulo. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Guilherme Castro Boulos é uma das principais lideranças da esquerda no Brasil. Graduado em Filosofia e mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), Boulos é filiado desde 2018 ao PSOL, embora seja ligado a movimentos sociais antes de ingressar na vida poítica.

Desde 2002, Boulos faz parte do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), grupo social a qual o deputado federal faz parte da coordenação nacional.

Antes da carreira política, ainda atuou como professor da rede pública municipal e estadual em São Paulo.

A carreira política de Boulos começou em 2018, quando o PSOL lançou chapa presidencial com ele e Sônia Guajajara. A dupla recebeu mais de 617 mil votos no primeiro turno, mas não conseguiu chegar ao segundo turno da disputa.

Dois anos depois, Boulos tentou pela primeira vez ser eleito prefeito de São Paulo. Com a ex-prefeita paulistana Luiza Erundina como vice, o professor chegou ao segundo turno da disputa, mas foi derrotado pelo candidato à reeleição, Bruno Covas (União).

Em 2022, conquistou a primeira vitória na carreira política ao ser eleito como deputado federal.

Boulos recebeu 1.001.472 votos e foi o parlamentar mais votado em São Paulo naquele pleito, à frente de nomes como Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL).

Boulos tentou novamente ser eleito prefeito de São Paulo em 2024. Dessa vez, com uma coalisão com o PT – que indicou Marta Suplicy como vice na chapa.

O professor chegou novamente ao segundo turno e, mesmo aumentando em mais de 700 mil os votos recebidos, não conseguiu derrotar o candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.