O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSD), preso em operação do Ministério Público do Paraná (MPPR) nesta quinta-feira (9), foi reeleito em 2024 com 79,85% dos votos. Antes de assumir a gestão do município, o político foi vereador entre 2016 e 2020.

Marco Marcodes foi vice-prefeito na chapa de Dr. Nassib Hammad (PSL), eleito prefeito em Fazenda Rio Grande em 2020. Já em 2022, Marcondes assumiu a prefeitura após Dr. Nassib ter o mandato cassado pela Câmara Municipal, por suposto envolvimento em um esquema de fura-fila da vacinação contra a Covid-19 e de contratação irregular de servidores.
Com o escândalo, Marco Marcondes assumiu a Prefeitura de Fazenda Rio Grande e se candidatou à reeleição em 2024. Neste intervalo, o político deixou o PROS e se filiou ao PSD.
Nas eleições municipais de 2024, Marcondes liderou todas as pesquisas e foi eleito com 46.759 votos, o equivalente a 79,85% dos votos válidos. Na chapa, o vice-prefeito eleito foi Serjão (PP).
Marco Marcondes em Fazenda Rio Grande
O prefeito Marco Marcondes tem 36 anos, é casado e pai de dois filhos pequenos. Apaixonado por futebol, o político compartilha imagens em estádios e também praticando o esporte. Durante a candidatura em 2024, Marcondes, que possui ensino superior completo, declarou patrimônio de R$ 1.307.031,06.
Na manhã desta quinta-feira (9), Marco Marcondes foi surpreendido por agentes do Gaeco e preso preventivamente por suspeita de fraude na área da Saúde de Fazenda Rio Grande. Além do prefeito, outras quatro pessoas tiveram o mandado de prisão expedido por envolvimento no caso que pode ter gerado um prejuízo de R$ 10 milhões.
O portal Ric.com.br está com espaço aberto para a manifestação da defesa de Marco Marcondes sobre a prisão realizada na manhã desta quinta-feira (9).
Em nota, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande se manifestou, veja na íntegra:
“A Prefeitura de Fazenda Rio Grande informa que está acompanhando o andamento do procedimento na manhã de hoje envolvendo a empresa contratada. Todas as informações e documentos solicitados pelas autoridades competentes foram prontamente fornecidos.
A administração municipal permanece colaborando integralmente com as investigações e reforça seu compromisso com a transparência e o respeito à legalidade, como sempre pautou suas ações. As atividades da Prefeitura seguem normalmente, garantindo a continuidade dos serviços públicos essenciais à população”.
O partido de Marco Marcondes, o PSD, informou em nota que vai esperar ter mais informações para se manifestar: “O PSD vai esperar informações sobre a prisão para se manifestar a partir de dados concretos. A operação está em sigilo judicial. O partido acompanhará o caso e analisará as medidas estatutárias cabíveis, respeitando a presunção de inocência e o devido processo legal”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!