Maringá - Rafael Araújo (PL), vereador de Cianorte, no Noroeste do Paraná, foi preso durante uma operação que apura a venda de medicamentos e suplementos ilegais nesta quinta-feira (9). Além do parlamentar, o irmão e a cunhada dele também foram detidos.

Vereador Rafael Raújo, que foi preso, de boné no meio da rua
O vereador foi preso nesta quinta-feira (9) (Foto: reprodução / Rafael Araújo / Instagram)

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), os locais visitados pela polícia durante a operação funcionavam como fábricas clandestinas de medicamentos para emagrecimento. Ao todo, foram apreendidas mais de 4 mil embalagens de medicamentos, além de bulas, caixas e morfina. 

“Inicialmente, foram expedidas quatro ordens de busca e apreensão domiciliar em quatro endereços distintos. O objetivo era detectar a materialidade do crime. No momento das buscas, foi detectada uma mini fábrica clandestina de suplementos nas residências dos alvos, com a finalidade de emagrecimento. É importante salientar que produtos com essa finalidade (emagrecimento) passam a exigir o registro da Anvisa. Foram encontrados 7 kg de cápsulas de procedência totalmente ignorada, sem qualquer tipo de registro ou comunicação”, disse o delegado Luis Fernando Alves. 

Conforme o delegado, os policiais encontraram estruturas utilizadas para rotular, embalar e armazenar os produtos. 

“Os produtos recolhidos serão encaminhados para análise pericial. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e determinar a origem e a composição química dos materiais apreendidos”, explica.

O que diz a câmara sobre a prisão do vereador Rafael Araújo 

Em nota encaminhada para a Ric RECORD Maringá, a Câmara de Cianorte informou que até o momento não foi comunicada pelos órgãos competentes sobre a prisão do vereador Rafael Araújo. Além disso, a instituição afirma que confia nas autoridades responsáveis pela apuração das investigações. 

“A instituição aguarda os desdobramentos e manifesta confiança nas autoridades responsáveis pela apuração, bem como no respeito ao devido processo legal. Por fim, a Câmara Municipal reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização, permanecendo à disposição das autoridades competentes para contribuir com o que for necessário”, disse a nota.

A reportagem tentou contato com a defesa do vereador preso e com Partido Liberal (PL) e aguarda retorno.

Medicamentos ilegais foram apreendidos com o vereador preso
Os medicamentos apreendidos foram encaminhados para delegacia (Foto: PCPR)

Quem é Rafael Araújo, vereador preso nesta quinta-feira (9)

Conforme o site da Câmara Municipal de Cianorte, Rafael dos Santos Araújo, conhecido como Rafael Araújo, nasceu em 1987, no Hospital São Lucas, em Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Aos seis anos, após a separação dos pais, passou a trabalhar nas ruas de Moreira Sales, no Noroeste do Paraná, para ajudar nas despesas de casa. Nessa época, engraxava sapatos e vendia sorvetes e laranjas.

Concluiu o ensino médio e, depois, mudou-se para Cianorte. Também morou em Tuneiras do Oeste, onde foi locutor de uma rádio comunitária e teve contato com lideranças locais.

Rafael Araújo é casado e tem dois filhos. Antes de entrar para a política, trabalhou como locutor nas portas de lojas e com vendas nas redes sociais.

Além das atividades profissionais, participou de projetos sociais, o que o tornou mais conhecido na cidade de Cianorte. Em 2024, foi eleito vereador e atualmente exerce o primeiro mandato no Legislativo municipal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.