Rafael Greca é a atual prefeito de Curitiba e vai concorrer a reeleição nas eleições 2020. O político é curitibano e já exerceu outros cargos. Confira um pouco da trajetória do prefeito de Curitiba Rafael Greca.

História de Rafael Greca

Nascido em Curitiba no ano de 1956, Rafael Macedo Greca é economista e engenheiro civil, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) respectivamente. Grega também é poeta, escritor e pesquisador de história.

Ele ocupou o primeiro cargo político no ano de 1983, quando se tornou vereador de Curitiba. Logo depois, virou deputado estadual, cargo o qual foi eleito três vezes.

No ano de 1993 foi eleito, pela primeira vez, como prefeito de Curitiba. Após finalizar o seu mandato, foi eleito deputado federal em 1997. Ainda enquanto deputado, Greca exerceu o cargo de Secretário Estadual de Planejamento e Secretário da Casa Civil do governo Jaime Lerner.

Depois, em 1999, foi convidado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, para atuar como ministro do Esporte e Turismo. Rafael Greca exerceu esse cargo até o ano de 2000, quando assumiu a Secretaria de Comunicação Social, do governo Jaime Lerner.

Rafael Grega é o atual prefeito de Curitiba e está concorrendo para a reeleição. Confira um pouco sobre a trajetória do político curitibano.
Rafael Greca trajetória (Foto: Câmara dos Deputados)

Sete anos depois, em 2007, ele foi presidente da Companhia de Habitação do Paraná, do governo Requião.

Até que em 2016, 20 anos depois de sua primeira vez no cargo, foi candidato e venceu as eleições para prefeito de Curitiba novamente.

Mudanças partidárias

Grega, durante todos os seus anos como político, mudou de partido várias vezes e sempre afirma que está do lado de Curitiba.

“Meu partido é Curitiba”, Rafael Greca

O atual prefeito já foi membro dos seguintes partidos:

  • PDS
  • PDT
  • PFL
  • PMDB
  • PMN
  • DEM

Neste ano, 2020, Greca concorre novamente ao cargo de prefeito, só que pelo seu novo partido, DEM.

Leia também no RIC Mais: