Curitiba - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializou sua filiação ao PSD nesta segunda-feira (10). A adesão foi comemorada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, que usou as redes sociais para dar boas-vindas à nova colega de legenda. Esse é um dos destaques do RIC Notícias Opinião desta terça-feira (11).

A entrada de Raquel Lyra no partido ocorre em um momento estratégico para o PSD e para o futuro político de Ratinho Júnior. O presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, já indicou que o governador do Paraná será o nome do partido para disputar a Presidência da República em 2026. Seu nome, inclusive, já vem sendo testado em pesquisas de intenção de voto.

Segundo fontes próximas, Kassab estaria disposto a lançá-lo, mas a candidatura dependeria de alianças estratégicas – como com o PSDB, que tem Eduardo Leite no páreo, e da posição do PSD no governo Lula, onde ocupa três ministérios. Além disso, a possível candidatura de Tarcísio de Freitas poderia mudar o jogo.

O governador destacou que Lyra representa “o Brasil que deve trabalhar unido e sem disputas”, disse Ratinho Junior.

Raquel Lyra é advogada e foi eleita governadora de Pernambuco em 2022 pelo PSDB. Sua mudança para o PSD amplia a presença do partido em estados estratégicos e pode fortalecer a sigla na construção de alianças para as próximas eleições.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se filiou ao PSD. Ratinho Júnior celebrou a chegada e o partido já sinaliza seu nome para a Presidência em 2026.
Ratinho Júnior celebrou a chegada e o partido já sinaliza seu nome para a Presidência em 2026 (Foto: AEN / Raquel Lyra)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.