Brasil - Ainda está indefinido quem concorrerá à presidência pelo Partido Social Democrático (PSD). Entre as opções, aparece o governor do Paraná, Ratinho Junior; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o recém integrante do partido, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Eduardo Leite, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Gilberto Kassab; partido tem 'três presidenciáveis' antes das Eleições 2026
Gilberto Kassab deve definir escolha de candidato do PSD nos próximos meses. (Foto: Reprodução/X Gilberto Kassab)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta quinta-feira (29), que a decisão de quem será o candidato à Presidência da República pelo partido será a partir do perfil com “mais condições de se viabilizar” junto ao eleitorado. Em entrevista ao jornal O Globo, Leite reiterou que haverá um debate interno liderado pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua filiação ao partido na última terça-feira (27), após não encontrar espaço a se lançar ao Planalto pelo União Brasil.

“Trata-se de um melhor entendimento da circunstância eleitoral e, nesse contexto, de qual perfil tem mais condições de se viabilizar junto ao eleitorado”, disse Leite.

Além disso, o governador do Rio Grande do Sul afirmou que não há critérios objetivos na escolha.

“Portanto, não se trata de prévias. Não há critérios objetivos de votação ou de pesquisa de intenção de voto, embora as pesquisas possam ajudar a compreender esse contexto”, complementou.

PSD não deve fazer prévias para escolha de candidato à Presidência, diz Ratinho Jr.

Ratinho Junior sentado na cadeira assinando folha
Ratinho Junior disse que todos os pré-candidatos que podem concorrer à presidência querem ajudar o Brasil (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), declarou nesta quarta-feira (28) que o partido não pretende realizar prévias para definir seu candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. A fala foi realizada um dia depois de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, anunciar sua entrada no PSD, movimento que ampliou para três os nomes cotados pela sigla na disputa, ao lado de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e do próprio Ratinho.

“Acho que vai ser muito simples, bem fácil, porque todos aqueles que podem vir a ser candidatos estão desarmados. Porque a gente quer ajudar o Brasil”, disse Ratinho Jr. em entrevista ao podcast Warren Política.

“Aquele que tiver maior capacidade de poder liderar esse processo, de aglutinar bons quadros, bons nomes, eu acho que vai ser tranquilamente aprovado e apoiado por todos os demais”, complementou.

Segundo o paranaense, apesar da preferência do presidente da sigla, Gilberto Kassab, por apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa presidencial, o chefe do Executivo paulista tende a concorrer à reeleição no Estado. Na avaliação de Ratinho Jr., Tarcísio seria o nome da direita “mais viável de todos”, mas ainda uma liderança jovem, alavancada politicamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ele tem uma trajetória política que é jovem, e que foi muito alavancada pelo nome do presidente Bolsonaro. E ele é grato a isso”, afirmou. “Apesar de eu entender que ele seria uma pessoa que poderia liderar esse processo, seria um candidato talvez o mais viável de todos que estão colocados, ele tem também a responsabilidade de ser governador de São Paulo e poder ir à reeleição”, afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.