Curitiba - O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (9) o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para debater a relação entre o país vizinho e o estado do Paraná, além de futuros investimentos, as oportunidades e novos aprofundamentos das relações comerciais.

Durante o encontro com Santiago Peña, Ratinho Junior destacou as proximidades com o Paraguai, não apenas a proximidade geográfica, mas também a cultural, que segundo o governador, é muito parecida.
“Tivemos a oportunidade de reunir diversos setores empresariais do Estado, com alguns deles já atuando no Paraguai, e outros interessados em expandir seus negócios para atender a América do Sul a partir do país vizinho. O Paraná é o vizinho mais próximo do Paraguai, junto com o Mato Grosso do Sul, e mantém uma relação diária de negócios”, explicou o governador.
Para Santiago Peña, o Brasil é o maior parceiro comercial do Paraguai, e a relação vem de longa data.
“Temos o maior empreendimento binacional, que é Itaipu e, além disso, há quase meio milhão de brasileiros vivendo no Paraguai, muitos deles vindos do Paraná. Essa integração cultural reforça ainda mais a parceria entre nossos povos”, afirmou Penã.
Expo Paraguay Brasil
Ratinho Junior esteve presente na feira Expo Paraguay Brasil nesta segunda-feira (8), em Ciudad del Este. O evento promove a oportunidade de negócios entre Brasil e Paraguai, e para oferecer acesso a informações sobre tendências do mercado regional.
Segundo Peña, a agroindústria também é um setor que pode ser alvo de parcerias entre Paraná e Paraguai.
“Outro setor é a energia. O Paraguai tem um grande excedente de energia elétrica, mais barata, e isso pode atrair empresas do Paraná para se instalarem lá. Também podemos avançar em inovação, educação pública e logística, principalmente com a utilização do Porto de Paranaguá e a abertura da nova ponte entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu, que trará novas oportunidades de negócios”, disse.
Juntos, Ratinho Junior e Santiago Peña também visitaram as obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que segundo o governador, devem ser entregues em dezembro deste ano.
*Com supervisão de Daniela Borsuk
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui