Curitiba - O nome do governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), aparece entre os possíveis pré-candidatos à presidência nas eleições de 2026. Apesar do partido ainda não ter definido quem será o candidato, o líder paranaense se diz orgulhoso e honrado em ter o nome mencionado nas prévias.

Ratinho Jr se diz honrado e orgulho por aparecer entre os possíveis nomes para a candidatura à presidência
Ratinho Jr se diz honrado e orgulho por aparecer entre os possíveis nomes para a candidatura à presidência (Foto: Manuella Niclewicz/ RIC)

“Para mim é uma honra estar neste tabuleiro nacional, onde meu nome é discutido como uma das possibilidades de ser pré-candidato à presidência. É uma coisa muito distante para mim, eu nunca imaginei que isso poderia acontecer, mas o Paraná é um estado muito forte. Melhor educação do Brasil, estado mais sustentável, menor índice de criminalidade dos últimos 17 anos, modernização, volume de obras, acabou colocando o Paraná como referência”, comentou Ratinho Jr.

Para Ratinho Jr, o fato do estado apresentar bons números, acaba colocando o nome do governador em relevância. Além disso, o nome do político é visto como um candidato que une o partido. “Naturalmente, quem governa o estado neste bom momento acaba tendo destaque nacional. Dentro do partido, o PSD é um partido grande, tem 12 senadores, em torno de 50 deputados, têm suas diferenças internas inclusive, então não é fácil unir o partido. O que está acontecendo, é que meu nome tem feito essa união, meio que natural, eu não fiquei forçando”, completou. 

O governador do Paraná também destacou o nome de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Ratinho Jr afirmou que é um candidato muito forte, mas que possui alguns desafios locais. “Se ele resolver se candidatar, ele tem dito que não, ele governa o estado mais importante do país, foi um bom ministro, herda facilmente os votos do Bolsonaro”, disse.

O representante da centro-direita

O governador do Paraná se apresenta como representante da centro-direita. Para Ratinho Jr, as eleições de 2026 podem ser diferentes de 2022, quando houve uma polarização entre esquerda e direita. 

O político destacou que tanto os empresários, quanto a população, buscam um equilíbrio na política e não têm interesse em ver brigas entre políticos. “A população no modo geral está querendo o equilíbrio, aquele que demonstrar a capacidade de unir o país. O Paraná é um bom exemplo, veja que não perdi tempo brigando com ninguém”.

Enquanto o PSD não define o pré-candidato para à presidência, Ratinho Jr segue realizando projetos no Paraná. Aliás, o governador aproveitou a entrevista na Jovem Pan para declarar a honra e o orgulho de levar o nome do estado para uma disputa nacional.

“A construção interna dentro do partido ainda não está consolidada. Eu sou uma pessoa que gosto do partido, sou partidário. Eu não fico me iludindo que é um projeto simples, é um projeto difícil. É uma grande oportunidade para o Paraná, por muito tempo não fomos protagonistas no país, hoje passamos a ser referência. Colocar o Paraná em uma vitrine já é um grande orgulho e se a gente puder obviamente disputar a eleição, é uma honra para qualquer cidadão, um orgulho representar o estado”, concluiu Ratinho Jr.

Confira a entrevista completa com Ratinho Jr:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.