Ratinho Jr, governador reeleito do Paraná, fala sobre 2º mandato: “muito trabalho e dedicação”
O atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi reeleito com 69,64% dos votos neste domingo (2), nas eleições gerais de 2022. Em entrevista ao RIC Mais, Ratinho Junior destacou que espera poder governar de forma plena, sem a sobra da pandemia, comentou sobre as obras que estão em andamento no estado e o que os paranaenses podem esperar a partir de janeiro de 2023.
Ratinho Junior foi eleito como deputado estadual do Paraná pela primeira vez em 2002, aos 21 anos, como candidato mais votado. Em 2006, se elegeu deputado federal e foi reeleito em 2010, com a maior votação da história do Paraná, com 360 mil votos.
Em 2014, Ratinho Junior ocupou novamente o cargo como deputado estadual e foi secretário de Desenvolvimento Urbano. Em 2018, foi eleito como governador do Paraná pela primeira vez e eleito em primeiro turno com 60% dos votos válidos.
O RIC Mais entrevistou o governador reeleito e questionou o que os paranaenses podem esperar deste segundo mandato.
Confira a entrevista com o governador Ratinho Junior:
RIC Mais: Quais as primeiras ações que você pretende fazer como governador?
Ratinho Junior: O primeiro ponto é poder administrar sem a sombra de uma pandemia, que concentrou nossa energia por mais de dois anos, ou mais de 50% do mandato. Então, é o momento de dar continuidade ao governo estruturante que começamos a implementar no Paraná em 2019. Entregar obras importantes de infraestrutura que vão mudar definitivamente o nosso estado, como a nova orla de Matinhos, a segunda ponte entre Brasil e o Paraguai, a Estrada Boiadeira. E dar celeridade a outras obras que estão começando ou para começar, como a duplicação da PR-445 em Londrina, os contornos rodoviários em diferentes cidades, a construção da ponte de Guaratuba, e o leilão da Nova Ferroeste.
Também nesta área, vamos implementar o novo anel rodoviário no Paraná, com um pedágio a preço justo e que verdadeiramente renderão grandes obras à população. Sem bravatas. Sem jogo político.
Tudo isso terá um impacto imenso na economia do nosso estado, cortando custos de diferentes setores, como o agronegócio por exemplo. Quem produz conseguirá escoar seus produtos de uma maneira mais veloz, ganhando rendimento com a economia de tempo e dinheiro.
Além disso, seguir investindo na desburocratização da máquina pública, fazer com que a saúde chegue cada vez mais perto das pessoas e aprimorar a qualidade do ensino que é oferecido em nossa rede pública. Já somos o primeiro lugar no Ideb, um objetivo que alcançamos agora em 2022, mas podemos e devemos avançar mais, ampliando a oferta de cursos que podem mudar a vida das pessoas, como educação financeira e programação.
RIC Mais: O que você considera destaque no seu mandato atual e que pretende manter no próximo?
Ratinho Junior: Tiramos muitas obras do papel porque optamos por diminuir e desburocratizar a máquina pública. Reduzimos o número de secretarias de 28 para 15. Entregamos jatinho particular que servia ao governador, estamos transformando a casa de veraneio e a chácara que atendiam ao governador em escolas para a população e cortamos mordomias como a aposentadoria de ex-governadores.
Com isso, sobrou dinheiro para fazer sair das pranchetas obras que o paranaense esperava por três, quatro décadas. Estou falando da Estrada Boiadeira, da ponte de Guaratuba, do Trevo Cataratas, em Cascavel, da Orla de Matinhos, do Trevo Gauchão, em Umuarama. Enfim, uma infinidade de obras estruturantes que estão transformando o Paraná, em todas as suas regiões.
Mas não posso deixar de destacar o que fizemos durante a pandemia, com a inauguração de três hospitais regionais, em Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã, e também a maneira ágil e eficaz com que distribuímos a vacina contra a Covid-19. Isso salvou muita gente e nos permitiu retomar a vida de uma maneira mais próxima do normal.
RIC Mais: O que os paranaenses podem esperar ao longo do seu próximo mandato? Quais serão as principais pautas trabalhadas durante os próximos 4 anos?
Ratinho Junior: Os paranaenses podem esperar muito trabalho e dedicação. Como disse, quero ter a chance de poder governar o Estado de forma integral, sem pandemia e sem crise hídrica. Concentrar forças para estruturar o Paraná, transformá-lo no hub logístico da América Latina, facilitando a vida de quem produz e alimenta o mundo.
Mas também cuidar de quem mais precisa, melhorando a educação, saúde e segurança. Aperfeiçoando projetos que comprovadamente já deram certo, como o Banco da Mulher, o Banco do Agricultor, o Descomplica Paraná, o Condomínio do Idoso e o Casa Fácil Paraná, entre outros.
Buscar cada vez mais pelo pleno emprego, o que já alcançamos em algumas regiões como o Sudoeste, Oeste e Noroeste, atraindo investimentos por meio de um bom ambiente de negócios, pacificado politicamente. Trabalharemos dia a dia para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses, dos mais novos aos mais velhos.