Curitiba - Após uma pesquisa eleitoral apontar que a maior parte a população votaria no candidato indicado por ele em 2026, o governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que só fará essa escolha no ano que vem. Animado pelos números do levantamento, ele declarou ainda que espera que o próximo governador dê continuidade aos projetos da atual administração. “Não se mexe em time que está ganhando”, resumiu o governador em entrevista à RICtv.

Conforme a pesquisa do Instituto IRG divulgada na segunda-feira (2), o candidato apoiado por Ratinho Junior lidera com folga as intenções de voto para o Governo do Paraná. De acordo com a pesquisa, que não aponta um nome específico, o nome escolhido pelo atual governador tem 39,02% da preferência, contra 24,35% do senador Sérgio Moro (União) e 17,17% do candidato apoiado pelo presidente Lula (PT). Não sabem ou não responderam somam 13,17% e nenhum, branco ou nulo, 6,29%.
A pesquisa aponta ainda que 80,2% dos paranaenses aprovam o governo de Ratinho Junior. E é justamente esse alto índice de popularidade que pode influenciar na transferência de votos do governador para o seu indicado à sucessão.
Ratinho Junior celebra avaliação positiva do governo mas evita “nomear” sucessor
O governador se disse muito contente com a aprovação maciça à sua gestão, mas diz que ainda é muito cedo para definir o nome que apoiará em 2026.
“O governo está muito bem avaliado pela população, mas a eleição caminha para ser resolvida só no ano que vem. A própria população só pensa na eleição quando se aproxima do pleito e os nomes são lançados. O que nos deixa animados é que a população do Paraná tem visto a evolução do estado nos últimos anos. Fico feliz que ela entenda que a continuidade desse projeto serie bem vista. Não se mexe em time que está ganhando e esperamos apresentar no ano que vem um bom nome que possa representar essa continuidade”, declarou o goevernador.
Apesar de não declarar apoio a nenhum nome, o governador e seu partido têm uma série de cotados para se candidatar ao Governo do Estado em 2026. Entre os principais nomes destacam-se o vice-governador Darci Piana, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, e secretários da atual gestão, como Beto Preto, Guto Silva e Sandro Alex.

O Instituto IRG Pesquisas fez o levantamento entre os dias 26 e 30 de maio, com 1,2 mil pessoas de 176 municípios, por meio de telefonemas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.