Brasil - A um ano e meio do pleito, a corrida presidencial de 2026 já está a todo vapor nas redes sociais. E o governador do Paraná, Ratinho Junior, é quem está na dianteira quando o assunto é engajamento nas redes. É o que mostra um levantamento do Instituto IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), divulgado pela CNN Brasil no último fim de semana

Nome de Ratinho Jr foi novamente lembrado pelo presidente do PSD como possível candidato para às eleições presidenciais
Nome de Ratinho Jr foi novamente lembrado pelo presidente do PSD como possível candidato para às eleições presidenciais (Foto: AEN)

Ratinho Junior liderou o crescimento digital no mês de março, com um avanço de 14.71 pontos no engajamento, em uma escala que vai de -100 a 100. Na sequência estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que avançou 13.61 pontos, e o presidente Lula, com aumento de 10.53.

Do outro lado, cinco presidenciáveis tiveram queda no desempenho no universo digital. Quem mais reduziu o engajamento nas redes foi o deputado Eduardo Bolsonaro, com queda de 13.62, seguido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (-13.25), Ciro Gomes (-10.24), o governador Tarcísio de Freitas (-1.60) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (-0.94). Outros dois nomes, do cantor Gusttavo Lima e do coach Pablo Marçal, não foram incluídos no levantamento.

O IDP é calculado por inteligência artificial, a partir de variáveis coletadas nas principais plataformas digitais, que leva em conta o engajamento nas próprias redes, os comentários feitos por influenciadores e a “tonalidade” das postagens, que pondera se elas são positivas, negativas ou neutras. Apesar de não representar intenção de voto, o índice mostra as tendências para as eleições de 2026.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.