Brasil - A um ano e meio do pleito, a corrida presidencial de 2026 já está a todo vapor nas redes sociais. E o governador do Paraná, Ratinho Junior, é quem está na dianteira quando o assunto é engajamento nas redes. É o que mostra um levantamento do Instituto IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), divulgado pela CNN Brasil no último fim de semana

Ratinho Junior liderou o crescimento digital no mês de março, com um avanço de 14.71 pontos no engajamento, em uma escala que vai de -100 a 100. Na sequência estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que avançou 13.61 pontos, e o presidente Lula, com aumento de 10.53.
Do outro lado, cinco presidenciáveis tiveram queda no desempenho no universo digital. Quem mais reduziu o engajamento nas redes foi o deputado Eduardo Bolsonaro, com queda de 13.62, seguido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (-13.25), Ciro Gomes (-10.24), o governador Tarcísio de Freitas (-1.60) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (-0.94). Outros dois nomes, do cantor Gusttavo Lima e do coach Pablo Marçal, não foram incluídos no levantamento.
O IDP é calculado por inteligência artificial, a partir de variáveis coletadas nas principais plataformas digitais, que leva em conta o engajamento nas próprias redes, os comentários feitos por influenciadores e a “tonalidade” das postagens, que pondera se elas são positivas, negativas ou neutras. Apesar de não representar intenção de voto, o índice mostra as tendências para as eleições de 2026.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui