A decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiu entre os políticos do Paraná. Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), as autoridades paranaenses se dividiram entre a favor e contra a medida. O governador Ratinho Junior (PSD) se manifestou nas redes sociais. 

Prisão domiciliar de Bolsonaro; Ratinho Jr se manifesta
Políticos do Paraná se dividiram entre contra e a favor a decisão de Moraes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em sua conta na rede social X, Ratinho Junior prestou solidariedade ao ex-presidente e pediu união para o Brasil. Além disso, o governador pediu equilíbrio e harmonia entre os poderes para o “fortalecimento das instituições”. 

“O povo brasileiro acorda diariamente buscando prosperidade. E tem visto, infelizmente, cenas tristes, até mesmo com prisão domiciliar. Não será com ativismo, seja de qualquer parte, que iremos construir um novo país.

Devemos buscar o equilíbrio, o fortalecimento das nossas instituições e, sobretudo, a harmonia dos poderes, respeitando o que está previsto na Constituição.

Briga não coloca mais comida na mesa do trabalhador. O Brasil precisa de união para seguir em paz. Ao ex-presidente Bolsonaro, a minha solidariedade”, concluiu. 

Autoridades paranaense contra prisão domiciliar de Jair Bolsonaro 

O deputado Sargento Fahur (PSD), se posicionou nas redes sociais criticando a decisão de Moraes e chamou a medida de “arbitrária e absurda”. 

“Pessoal, mais uma decisão arbitrária e absurda no meu entendimento do ministro Alexandre de Moraes, que manda prender Bolsonaro, prisão domiciliar, não pode sair em nenhum momento sem acesso a celulares, a alegação de que ele teria usado redes sociais dos filhos e de apoiadores, que culpa ele tem de uma postagem de um filho de um apoiador. Absurdo. Olha, notícia de agora, segunda-feira, dia 4. Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro”.

O deputado Tião Medeiros (Progressistas) destacou que a prisão de Bolsonaro é um ato político e não mais jurídico, como deveria. O parlamentar reforçou também que as ilegalidades avançam e assombram a todos, e que espera que a Justiça se restabeleça.

Manifestação de Tião Medeiros nas redes sociais (Foto: reprodução / X)

Já o deputado Stephanes Júnior criticou o ministro do STF e chamou a atitude de Alexandre de Moraes de “desnecessária” e que coloca o país em uma turbulência desnecessária. 

“Acabou de ser decretada a prisão do Bolsonaro, nosso ex-presidente, uma prisão em função de um post realizado nas redes sociais de seus filhos sobre a manifestação de ontem que foi muito grande em todo o Brasil. Isso foi desnecessário, uma atitude ilegal arbitária de Alexandre de Moraes, que se mostra o seu despreparo, a sua arrogância e potência, e também nos coloca num turbilhão desnecessário nesse momento para o Brasil. Esse ministro passa do ponto e nós vamos lutar essa semana na Câmara dos Deputados pela soltura do ex-presidente”, informou. 

O deputado Filipe Barros (PL) ex-líder da oposição na Câmara se manifestou pelas redes sociais e destacou que a decretação da prisão de Bolsonaro está confirmando ao mundo o que ocorre no país. Barros frisou também que é hora do senado reagir. 

Filipe Barros cobrou atitude do Senado após medida de ministro (Foto: reprodução / X)

Parlamentares paranaenses celebram prisão domiciliar do ex-presidente

A deputada Carol Dartora (PT) postou uma nota registrando a prisão domiciliar do ex-presidente, e ressaltou que segue na luta por um país onde ninguém esteja acima da lei, e que a justiça é compromisso com a democracia.

“O ministro Alexandre de Moraes decretou prisão domiciliar para Bolsonaro após o descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça. Seguimos na luta por um país onde ninguém esteja acima da lei. Justiça é compromisso com a democracia.”, disse a deputada. 

Os deputados petistas Tadeu Veneri e Zeca Dirceu também fizeram postagens celebrando a medida de Moraes. Dirceu chamou o ex-presidente de “golpista” e Veneri disse que a decisão é para ser “comemorada com foguete mesmo!”.

Zeca Dirceu
Zeca Dirceu celebrou a prisão domiciliar de Bolsonaro (Foto: reprodução / X)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.