O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é o nome da direita com menor índice de rejeição entre os principais pré-candidatos a presidência da República, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada, nesta quarta-feira (21). De acordo com o levantamento, apenas 39,9% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum no governador paranaense, percentual inferior ao de outros pré-cotados do mesmo campo político.

Foto do governador Carlos Massa Ratinho Junior
Ratinho Junior é aprovado por 81% dos paranaenses, segundo pesquisa Quaest (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Entre os governadores avaliados, Ratinho Junior aparece atrás apenas de nomes do campo mais amplo do espectro político. À frente dele, em rejeição, estão Romeu Zema (MG), com 42,1%; Eduardo Leite (RS), com 41,7%; Tarcísio de Freitas (SP), com 41,1%; e Ronaldo Caiado (GO), rejeitado por 40,7% dos eleitores.

Jair Bolsonaro lidera rejeição entre os candidatos de direita

A pesquisa também mostra que Jair Bolsonaro lidera o ranking geral de rejeição. Metade dos 5,4 mil entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no ex-presidente, atualmente inelegível. Logo atrás aparece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitado por 49,7% dos eleitores.

Na sequência do levantamento estão Flávio Bolsonaro, com 47,4% de rejeição; Renan Santos (Missão), com 45,6%; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 44,9%; o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com 44,7%; e Ciro Gomes, com 43,4%.

O nome menos rejeitado entre os 13 avaliados é o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 36% dos entrevistados afirmando que não votariam de jeito nenhum no petista que não pretende disputar a corrida eleitoral.

A pesquisa AtlasIntel foi realizada de forma virtual entre os dias 15 e 20 de janeiro, com 5.418 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02804/2026.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.