Curitiba - Um levantamento divulgado hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o senador Sergio Moro (União Brasil) lidera a disputa pelo governo do Paraná entre os curitibanos, com 41,3% das intenções de voto. Em seguida aparecem o deputado estadual Requião Filho (PDT), com 25,3%, e o vice-prefeito Paulo Martins (Novo), com 14,6%. Ratinho Junior lidera para o Senado.

Ratinho Junior lidera para o Senado em Curitiba
Ratinho Junior também é cotado como candidato á Presidência (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Outros nomes incluem o secretário estadual das Cidades, Guto Silva (PSD), com 3,1%, e o presidente de Itaipu, Ênio Verri (PT), com 2%. 5,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 7,8% declararam voto nulo.

O instituto também simulou cenários alternativos com diferentes candidatos do PSD, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o vice-governador Darci Piana, mostrando variações nas intenções de voto.

Disputa para o Senado: Ratinho Junior lidera intenção de votos

Na consulta sobre o Senado, quando o governador Ratinho Junior (PSD) aparece na disputa, ele lidera com 66,5% das intenções. A jornalista Cristina Graeml (Podemos) surge em segundo lugar, com 35,2%. Já o ex-senador Osmar Dias (PDT) aparece com 30,5%, o deputado estadual Filipe Barros (PL) com 16,6% e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) com 11,5%.

Entre os entrevistados, 5,6% não souberam ou não opinaram e 6,6% declararam voto nulo ou em branco. Cenários sem Ratinho Junior foram avaliados separadamente, mostrando diferentes combinações de intenção de votos.

Aprovação de governos em Curitiba

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), registra aprovação de 80,5% entre os moradores da capital, segundo a mesma pesquisa. 17,1% desaprovam a gestão e 2,4% não souberam ou não responderam. Quanto à avaliação da administração, 64,4% consideram boa ou ótima, 9,7% ruim ou péssima e 24,3% regular.

Já o governador Ratinho Junior (PSD) apresenta aprovação de 81,1%, com 15,6% de desaprovação e 3,2% sem opinião. O governo estadual é considerado bom ou ótimo por 67,1%, ruim ou péssimo por 8,8% e regular por 22% dos entrevistados.

Reprovação do governo federal

Ao contrário dos índices positivos de Pimentel e Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) enfrenta alta reprovação na capital paranaense. 63,5% desaprovam sua gestão, enquanto 33,7% aprovam. Entre os curitibanos, 51,4% consideram sua administração ruim ou péssima, 23,2% boa ou ótima e 23,8% regular.As pesquisas foram realizadas entre os dias 7 e 11 de agosto, em Curitiba, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.