O governador do Paraná, Ratinho Júnior, esclareceu nesta terça-feira (3), o andamento do projeto de lei que permite o Estado pagar uma recompensa em dinheiro para o cidadão que denunciar algum crime. Durante a fala, o governador comparou a ação com o que acontecia no velho oeste. “O que estamos fazendo agora é ter uma remuneração, que não é muito diferente daquilo que o velho oeste fazia […] mas agora vamos implementar isso de forma legal”, disse Ratinho.

Ratinho quer programa de recompensa estilo velho oeste para captura de suspeitos
A denúncia do cidadão precisa atender alguns requisitos para que tenha a recompensa (Foto: Divulgação AEN/Soldado Adilson Afonso / PMPR)

Leia também:

O projeto que ainda está em trâmite, já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Finanças e atualmente está na Comissão de Segurança Pública, segundo a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Conforme consta no documento do projeto de lei, a proposta “visa estabelecer formas de recompensar a população pelo oferecimento de informações que sejam úteis para a prevenção, repressão ou apuração de casos de crimes, contravenções penais ou ilícitos administrativos”.

Durante o esclarecimento do projeto, Ratinho Jr. destacou que a denúncia precisa ser concreta. “A denúncia tem que ter provas e vestígios do que está sendo colocado, para não ter uma denúncia anônima com a pessoa apenas querendo a recompensa em dinheiro, sem ter lógica no que está falando”, explicou.

Com isso, segundo o Projeto de Lei (PL), a informação só será considerada útil quando for determinante para impedir, interromper ou solucionar um crime, localizar pessoa em flagrante delito, identificar ou localizar objeto e localizar uma pessoa considerada desaparecida, extraviada, traficada, escravizada, sequestrada ou em cárcere privado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.