O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto (PSD) analisou o cenário para as eleições 2026, dentro do próprio partido. Ele conversou com a coluna e com a Rádio Jovem Pan Curitiba, nesta quarta-feira (21). Sobre a possível disputa, por uma candidatura à Presidência da República, entre dois governadores da sigla: Ratinho Júnior, do Paraná e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul afirmou:“quem está melhor” é que terá condições de tocar as costuras para viabilizar a corrida.

“Ratinho Júnior não desagrega” crava secretário sobre possível disputa com Eduardo Leite (Foto: João Salgado)
Além disso, Beto Preto apontou que Ratinho Júnior tem mais tempo de partido:
“O governador Ratinho Júnior tem uma caminhada maior no PSD e quem está melhor, tenho certeza que vai ter condições melhores até de fazer uma articulação de composição. ”
Confira o vídeo:
Beto Preto avalia cenário com Ratinho Júnior e Eduardo Leite no PSD (Youtube:Jovem Pan Grupo RIC)
Apesar de um possível embate por espaço, o secretário considerou que o clima entre os governadores não deve azedar. Segundo Beto Preto “há uma relação muito boa entre eles” e Ratinho Júnior “tem um perfil de agregar e não de desagregar”, disse.
Já sobre o risco da polarização política afetar as eleições para a centro-direita, fragmentando o eleitorado no ano que vem, ele afirmou:
” A centro-direita não pode ser uma terceira via apertada. Ela tem que apertar os outros para ganhar espaço e, aí sim ter a possibilidade, lá na frente, de contar com adesões. Vejo isso não só no âmbito nacional, mas no âmbito estadual.”
Disputa ao Governo do Paraná em 2026
Ao avaliar o quadro do PSD no Paraná para 2026, o secretário considerou natural que“forças políticas comecem a querer se moldar”, desde já. E ainda apontou “bons nomes” para concorrer ao Governo Estadual pelo PSD:
“O secretário (das cidades) Guto Silva, o presidente da Assembleia (Legislativa do Paraná), o conhecidíssimo, Alexandre Curi, o vice- governador, Darci Piana, que é uma unanimidade na atividade comercial paranaense, Rafael Greca, que dispensa elogios, até pela postura, três vezes prefeito da capital e existem outros nomes como Sandro Alex, Márcio Nunes (…) eu estou junto nesse grupo, se por ventura ele (Ratinho Junior) me escalar eu vou estar pronto”, declarou.
Beto Preto é um dos mais longevos integrantes da gestão de Ratinho Júnior, no primeiro escalão. Escudeiro fiel e de longa data, o deputado federal, hoje licenciado, também avisou que deve retornar para a Câmara dos Deputados , no ano que vem, de olho na corrida eleitoral. O futuro, depois disso será ficar à disposição do projeto do governador para seu grupo político:
“Se o governador achar que eu devo participar desse processo não como deputado federal , mas como candidato em uma das posições da (eleição) majoritária, ele escolhe. Ele é o técnico do time que está ganhando e ele já falou que os candidatos dele devem ser do PSD”, declarou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui