Brasil e Paraná - O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), alcançou a maior aprovação entre os chefes de Executivo estaduais do país, segundo o instituto Real Time Big Data. A pesquisa, coloca o paranaense na liderança isolada, com 85% de aprovação entre os eleitores. O levantamento foi feito entre outubro e dezembro deste ano.

Ranking dos Governadores

O desempenho de Ratinho Júnior supera em três pontos o do segundo colocado, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que aparece com 82% de aprovação. Em seguida, surgem: Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, ambos com 81%, além de Fábio Mitidieri (PSD), de Sergipe, que registra 72%.

Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite

Governadores citados no debate nacional como potenciais candidatos a eleição presidencial de 2026 também aparecem no levantamento da Real Time Big Data. O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 60% de aprovação e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 62%.

Avaliação da gestão no Paraná

O levantamento também traz um recorte sobre a avaliação da gestão estadual. 62% dos entrevistados classificam o governo como ótimo ou bom, enquanto 28% consideram regular e 9% avaliam como ruim ou péssimo.

Peso do apoio para eleições ao Governo Estadual em 2026

O levantamento também indicou como fica o impacto da popularidade do governador na projeção de continuidade administrativa: 78% dos entrevistados disseram desejar que a próxima gestão do Governo do Paraná mantenha – em maior ou menor nível- o que vem sendo realizado pela atual administração.

Real Time Big Data

A Real Time Big Data entrevistou eleitores em todos os estados dos governadores citados, em pesquisas diferentes. Aqui no Paraná 1.200 eleitores foram ouvidos entre os dias 25 e 26 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Confira o Ranking

Ratinho Junior, Paraná (PSD) – 85%

Helder Barbalho, Pará (MDB) – 82%

Rafael Fonteles, Piauí (PT) – 81%

Renato Casagrande, Espírito Santo (PSB) – 81%

Fábio Mitidieri, Sergipe (PSD) – 72%

Mauro Mendes, Mato Grosso (União) – 70%

Paulo Dantas, Alagoas (MDB) – 68%

Eduardo Leite (PSD), Rio Grande do Sul – 62%

Laurez Moreira, Tocantins (PSD) – 62%

Tarcísio de Freitas, São Paulo (Republicanos) – 60%

Jerônimo Rodrigues, Bahia (PT) – 48%

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.