O candidato à Prefeitura de Curitiba, Roberto Requião (Mobiliza), criticou os ônibus elétricos da capital paranaense durante uma entrevista nesta segunda-feira (5). O ex-governador classificou o foco de transformar a frota na cidade em elétrica de “frescura inútil de modernidade”. 

Requião critica ônibus elétrico e descarta metrô: “Frescura da modernidade”
Requião disse que não pretende construir metrô em Curitiba (Foto: Pedro França / Agência Senado)

“O que adianta isso? Quando o trabalhador ou enfrenta um ônibus lotado ou a ausência dele no horário de trabalho”, disse Requião. 

Além disso, o candidato disse também que não pretende construir o metrô em Curitiba e chamou a obra de “fantasia”. 

“A mobilidade tem que levar em conta a região metropolitana. Dois planejadores urbanos (Requião e Jaime Lerner) ocuparam a prefeitura e não fizeram metrô. Precisamos pensar na população. O cara que sai de casa para o trabalho tem que ter ônibus. Com comodidade, vazio e no ponto para ele poder andar. Eu anulei todos os contratos que tinham de mandatos anteriores ao meu como prefeito. Criamos a frota pública e moeda única, aproveitando o sistema de transporte deixado pelo Lerner e demos um conteúdo social”, defendeu. 

Requião falou também que é praticamente impossível colocar a Tarifa Zero em Curitiba e disse que o custo para o metrô seria uma exibição do prefeito, não atendendo a população. “Tarifa Zero só é possível em cidades pequenas, como Araucária. Agora, nosso sistema atende a região metropolitana”, finalizou. 

Conheça Roberto Requião

Roberto Requião atuou como senador pelo estado do Paraná em dois períodos: primeiro, entre 1995 e 2003. Depois, entre 2011 e 2019. Além disso, atuou como governador do Estado duas vezes, entre 1991 e 1994 e entre 2003 e 2010. 

Além de participar da eleição para prefeito de Curitiba em 2024, Requião já foi prefeito da capital do estado anteriormente, entre 1986 e 1989. Por fim, ele iniciou sua carreira como deputado estadual em 1983 até 1986.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.