O RIC Notícias Opinião desta quarta-feira (30) fala sobre os duas prefeitas eleitas que tiveram os registros de candidaturas cassados. O caso mais recente é o do prefeito de Morretes, no litoral do Paraná, que teve o registro cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Junior Brindarolli (PSD) teve a candidatura cassada por abuso de poder político. Conforme a Justiça Eleitoral, a chapa formada por Brindarolli e Vitor Bertolin foi beneficiada pela adoção da tarifa zero no transporte coletivo, em abril deste ano. A decisão ainda cabe recurso.

Uma situação muito parecida está ocorrendo em Antonina, também no litoral do Estado. A prefeita eleita Rozane Osaki, do PSD, teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político.

Além da prefeita eleita, o vice na chapa, professor Diogo, e o atual prefeito de Antonina, José Paulo vieira azim, o zé paulo, também foram condenados na mesma decisão da juíza da sexta zona eleitoral de Antonina, Emanuela Costa Almeida Bueno.

Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, Zé Paulo e Rozane, que é a atual vice-prefeita da cidade, teriam decretado em junho deste ano a gratuidade no transporte coletivo municipal.

O MPE apontou que a isenção no tarifa do transporte público foi tomada “sem vínculo com qualquer situação de calamidade pública, estado de emergência ou programas sociais previamente estabelecidos e autorizados por legislação específica, e não constava na lei orçamentária anual vigente”.

Outros destaques 

As universidades estaduais do Paraná terão um orçamento recorde em 2025, com R$ 3 bilhões e 600 milhões destinados às sete instituições de ensino superior. A informação foi confirmada hoje pelas Secretarias Da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Outro destaque do jornal é o encontro entre Tiago Amaral e Eduardo Pimentel, prefeitos eleitos em Curitiba e Londrina, com o governador Ratinho Júnior. O momento foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.