Com ideia de ampliar a capacidade de aprovação de projetos do governo na Câmara, consolidar uma boa base entre os deputados e reduzir o risco de abertura de um processo de impeachment, Ricardo Barros (PP) foi oficializado como líder de governo na Câmara.

A indicação foi oficializada na madrugada desta terça-feira (18/8), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União.

Durante o primeiro dia de trabalho do novo líder da câmara, Barros foi tomar café da manhã com o então presidente Bolsonaro. “Estou aqui no palácio com o presidente, tratando das coisas que interessam ao país”, disse o deputado do PP, em um vídeo postado em uma rede social.

Durante o vídeo, Bolsonaro agradece Barros por ter aceitado o cargo, e disse que o deputado já fazia o trabalho de líder na câmara antes mesmo de assumir o cargo.

“Ele já vinha fazendo esse trabalho mesmo sem ser o lider do governo, então estou muito grato, muito feliz, com a chegada dele nesse nosso projeto para mudar o Brasil”, disse o presidente.

Reconhecido por diversos analistas políticos pela alta capacidade de articulador político, Barros substitui como líder o deputado Vitor Hugo de Araujo Almeida (PSL-GO).

O maringaense também coleciona experiência em cargos de alta responsabilidade no governo. Ricardo Barros já foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e vice-líder dos governos Lula e Dilma Rousseff (ambos do PT). Além disso, foi ministro da Saúde no governo Michel Temer (MDB).