A Assembléia Legislativa do Paraná publicou na tarde desta terça-feira (10) uma nota de repúdio ao anúncio feito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou R$ 140 mil para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais no Paraná, atingido por fortes chuvas desde a semana passada.
A nota, assinada pelo secretário da casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), considerou o anúncio como “uma afronta, um desrespeito, um escárnio para com o sofrimento dos paranaenses”. O deputado afirma que a notícia fica “ainda pior” por ser publicada nos mesmo canais (Agência Brasil) que anunciam o repasse de R$ 3 milhõs para ajudar as vítimas da chuva em Santa Catarina. “Estamos falando de 130 municípios em situação de emergência e 422 mil pessoas atingidas pelos temporais”, argumenta o texto.
O presidente da Ale-PR acusa ainda o Governo Federal de ser preconceituoso com o estado, por causa das diferenças partidárias entre o governo estadual e o federal, além de perseguir o Paraná. “Que o Governo Federal há muito vem tratando o Paraná com perseguição, isto é um fato público. Agora, porém, chegou ao limite o requinte da crueldade para com o povo”, ataca.